AVENTAIS SUJOS DE OVOS E MÃOS CHEIAS DE ESCRITA
Biografemas Escritos em Livros de Receitas
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4578Resumo
Biografemas femininos se inscrevem nas páginas amarelecidas de quatro exemplares do livro de receitas Quitutes da D.ª Carolina Porciúncula: arte culinária, de Carolina Marcondes Porciúncula. As receitas culinárias são trocadas entre mulheres e, assim, nomes próprios femininos acompanham os títulos, demonstrando como esse saber é engendrado na coletividade. O retorno à cozinha feito por escritoras contemporâneas permite repensar e revistar os livros de receitas como espaço não só de sabor, mas também de saber e de criação. As escolhas subjetivas no modo de escrever ou de compartilhar uma receita faz com que essas mulheres sejam cozinheiras de mão cheia, bem como mulheres com a mãos cheias de escrita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.