Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista História e Cultura?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As Diretrizes para autores também estão disponíveis em pdf

Baixe nosso modelo nesse link.

Diretrizes para Autores

A Revista História e Cultura publica artigos inéditos, resenhas, entrevistas e textos de autoria de pós-graduandos stricto sensu (mestrandos e doutorandos), mestres e doutores, redigidos em português, espanhol, francês e inglês. Com o envio da proposta de publicação, o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente de acordo com a transferência de Direitos Autorais à revista e atestando o ineditismo do texto.

A revista se compromete a informar os autores sobre a publicação ou não de seus textos.

Recomenda-se que os currículos Lattes/CNPq dos autores estejam atualizados para a necessidade de verificação por parte dos editores

Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e documentais, são de inteira responsabilidade dos autores. São também de sua responsabilidade a correção ortográfica, o uso da língua e a tradução para outro idioma do resumo, do título e das palavras-chave.

Visando o objetivo de uma Avaliação às Cegas, os artigos não devem trazer informações dos autores (tanto no texto como em nota de rodapé).

  • As informações serão adicionadas pelos próprios autores após o parecer dos especialistas, podendo os editores complementarem ou demandarem informações faltantes.
  • A identificação do(s) autor(es) deve constar no Portal da Revista (no campo dedicado ao resumo da biografia do autor localizado na página de cadastro), contendo as seguintes informações: Nome do autor(a); grau em que se encontra; nome da instituição que pertence; bolsa de fomento à pesquisa (se for o caso); e-mail. Ex: Autor, mestrando do programa de pós graduação em história da Universidade, bolsista financiada pela fundação. E-mail: autor@exemplo.com.br 
  • As informações deverão, após a resposta dos pareceristas, e quando solicitado pelos editores, seguir a seguinte formatação: abaixo do título do artigo; alinhadas à margem direita; em fonte tamanho 12; o último sobrenome em CAIXA ALTA e seguido por um asterisco (*) que remete à nota de fim de página, na qual devem ser incluídas as informações de identificação do autor
  • Agradecimentos e informações sobre a realização da pesquisa (financiamento, orientação etc.) devem vir em notas de fim e só serão adicionadas após a avaliação pelo parecerista e quando solicitado pelos editores.

A fim de cumprir a tradição da área, a Revista História e Cultura evitará publicar artigos resultantes de dissertações e teses com atribuição de coautoria aos orientadores.

A publicação de textos de autoria ou coautoria de professores da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Franca, está condicionada à aprovação do Conselho Editorial.

Não remuneramos as contribuições, cujos Direitos Autorais ficam, necessariamente, cedidos à revista História e Cultura.
 
Os artigos, resenhas e entrevistas encaminhados à avaliação poderão ser devolvidos aos autores caso não estejam adequados às seguintes Diretrizes:
 
 

***

1. Seção Dossiê

1.1.           As propostas de dossiê devem ser feitas mediante Edital.

1.2.           Os artigos enviados para compor os dossiês deverão ser submetidos à equipe editorial por meio do Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos)

1.3.           Os textos são submetidos a 2 (dois) pareceristas externos (se houver necessidade, um terceiro parecerista será consultado)

1.4.           Os artigos devem ter, no máximo, 03 (três) autores ou 02 (dois) coautores. (Não é permitida a participação de graduando(s) e/ou graduado(s) como autor e coautor de artigos).

1.5.           Não serão aceitas submissões para dossiês de autores que possuírem algum tipo de vínculo institucional com os organizadores do mesmo dossiê.

1.6.           Os artigos devem ter a extensão de 15 a 25 páginas (sem contar as referências bibliográficas e documentais), digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão: superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm. Os artigos devem ser enviados em formato doc. ou docx

1.7.           A formatação do artigo submetido deverá seguir a seguinte estrutura:

  • TÍTULO: deve estar no idioma original seguido do título em outro idioma, centralizado, em negrito, em fonte Times New Roman (tamanho 14) e em CAIXA ALTA;
  • Resumo: deve ter extensão de 5 a 10 linhas ou, no máximo, 120 palavras, seguido das Palavras-chave (até cinco, separadas por vírgula), ambos no idioma original e em outro idioma. Resumo e Palavras-chave devem estar em fonte Times New Roman (tamanho 11) e com espaçamento simples;
  • Se o idioma original do texto for o português, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em inglês, francês ou espanhol. Se o idioma original do texto for o inglês, o francês ou o espanhol, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em português.
  • Intertítulos: devem estar alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico;
  • Referências (título do item): deve estar recuado à esquerda, sem numeração e em negrito
  • Notas explicativas: devem estar no fim do documento (e não no rodapé), justificadas, em fonte Times New Roman (tamanho 10) e com espaçamento simples.
  • As referências bibliográficas: devem estar recuadas à esquerda, com espaçamento simples, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitando as normas da ABNT. Devem constar os documentos/fontes de pesquisa utilizados pelo autor;
1.8.            As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: com recuo de 4 cm da margem direita (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, e espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (SOBRENOME, ano, p. X).

1.9.            A revista não publica bibliografia, ou seja, não devem ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências (bibliográficas e documentais) citadas no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas:
 
SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Ed. X. Cidade: Editora, ano
 
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y
 
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, v. X, n. X, p. x-y, ano.
 
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, vol., fascículo, p. x-y                   quando                 houver,                  ano.                  Disponível em: http://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/553. Acesso em: 28 ago. 2013.**
 
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou da tese em itálico. Ano da defesa. Tese ou Dissertação (Mestrado ou Doutorado em Nome do Curso). Nome da Faculdade ou Instituto, Nome da Universidade, Cidade, ano de publicação.
 
SOBRENOME, Nome. Título da comunicação. NOME DO CONGRESSO EM CAIXA ALTA, Número do congresso, Ano do congresso, Cidade do congresso. Anais do... (em itálico). Cidade de publicação: Realização do evento, ano de publicação.
 
NOME DA ENTIDADE. Título do documento. Ed. X. Local de publicação: Editora, Data de publicação, n. de volume e/ou total de páginas do documento. (Indicação de série, se houver, entre parênteses)
 
NOME DO PERIÓDICO. Cidade, número, mês e ano.
 
 
**em casos de textos em meio eletrônico, todos os endereços URL referidos (ex.: http://franca.unesp.br) devem estar ativos.
 
 
 
2. Seção Artigos Livres

2.1.             A publicação de Artigos Livres será submetida ao planejamento do corpo editorial da Revista, no qual haverá a publicação de 2 (dois) volumes ao longo do ano, de acordo com o calendário pré-estabelecido pelos editores.

2.2.             Os Artigos Livres são previamente apreciados pelos editores da História e Cultura, que verificam se estas Diretrizes foram seguidas pelo(s) autor(es). O editor se responsabiliza em enviar este artigo para análise do(s) parecerista(s).

2.3.             Serão analisados apenas os artigos submetidos no Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos)

2.4.             Os textos são submetidos a 1 (um) parecerista externo.

2.5.             Os artigos devem ter, no máximo, 03 (três) autores ou 02 (dois) coautores. (Não é permitida a participação de graduando(s) e/ou graduado(s) como autor e coautor de artigos).

2.6.             Os artigos devem ter a extensão de 15 a 25 páginas (sem contar as referências bibliográficas e documentais), digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão: superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm. Os artigos devem ser enviados em formato doc. ou docx

2.7.             A formatação do artigo submetido deve se adequar à seguinte estrutura:

  • TÍTULO: deve estar no idioma original seguido do título em outro idioma*, centralizado, em negrito, em fonte Times New Roman (tamanho 14) e em CAIXA ALTA;
  • Resumo: deve ter extensão de 5 a 10 linhas ou, no máximo, 120 palavras, seguido das Palavras-chave (até cinco, separadas por ponto e vírgula), ambos no idioma original e em outro idioma. Resumo e Palavras-chave devem estar em fonte Times New Roman (tamanho 11) e com espaçamento simples;
  • Se o idioma original do texto for o português, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em inglês, francês ou espanhol. Se o idioma original do texto for o inglês, o francês ou o espanhol, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em português.
  • Intertítulos: devem estar alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico;
  • Referências (título do item): deve estar recuado à esquerda, sem numeração e em negrito.
  • As referências bibliográficas: devem estar recuadas à esquerda, com espaçamento simples, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitar as normas da ABNT. Devem constar os documentos/fontes de pesquisa utilizados pelo autor; o Notas explicativas: devem estar no fim do documento (e não no rodapé), justificadas, em fonte Times New Roman (tamanho 10) e com espaçamento simples.
2.8.            As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: recuo de 4 cm da margem direita (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, e espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (SOBRENOME, ano, p. X).

2.9.            A revista não publica bibliografia, ou seja, não deveram ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências (bibliográficas e documentais) citadas pelo(s) autor(es) no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Ed. X. Cidade: Editora, ano
 
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y
 
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, v. X, n. X, p. x-y, ano.
 
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, vol., fascículo, p. x-y                   quando                 houver,                  ano.                  Disponível em: http://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/553. Acesso em: 28 ago. 2013.**
 
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou da tese em itálico. Ano da defesa. Tese ou Dissertação (Mestrado ou Doutorado em Nome do Curso). Nome da Faculdade ou Instituto, Nome da Universidade, Cidade, ano de publicação.
 
SOBRENOME, Nome. Título da comunicação. NOME DO CONGRESSO EM CAIXA ALTA, Número do congresso, Ano do congresso, Cidade do congresso. Anais do... (em itálico). Cidade de publicação: Realização do evento, ano de publicação.
 
NOME DA ENTIDADE. Título do documento. Ed. X. Local de publicação: Editora, Data de publicação, n. de volume e/ou total de páginas do documento. (Indicação de série, se houver, entre parênteses)
 
NOME DO PERIÓDICO. Cidade, número, mês e ano.
 
 
**em casos de textos em meio eletrônico, todos os endereços URL referidos (ex.: http://franca.unesp.br) devem estar ativos.
 

 
3. Seção Resenhas

3.1.            A publicação de Resenhas será submetida ao planejamento do corpo editorial da Revista, no qual haverá a publicação de 2 (dois) volumes ao longo do ano, de acordo com o calendário pré-estabelecido pelos editores.

3.2.            As Resenhas são previamente apreciadas pelos editores da Revista História e Cultura. Os editores serão responsáveis por avaliar o seguimento das Diretrizes e pelo envio do texto ao(s) parecerista(s).

3.3.            Os textos enviados devem ser submetidos no Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos).

3.4.            Os textos serão submetidos a 1 (um) parecerista externo.

3.5.            As Resenhas devem ter, no máximo, 03 (três) autores ou 02 (dois) coautores. (Não é permitida a participação de graduando(s) e/ou graduado(s) como autor e coautor de resenhas).

3.6.            As Resenhas devem ter de 4 a 7 páginas (sem contar as referências bibliográficas e documentais), redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão: superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm. Os artigos devem ser enviados em formato doc. ou docx.

3.7.            Antes do texto, devem ser incluídos os dados da obra resenhada seguindo as normas da NBR 6023.

3.8.            As Resenhas devem referir-se a produções nacionais publicadas no máximo há um ano e a livros estrangeiros publicados no máximo há três anos.

3.9.            A formatação dos textos submetidos deve seguir a seguinte estrutura:

  • Referência completa e o número de páginas da obra resenhada. (Times New Roman, tamanho 12, referência dentro das normas ABNT)
  • Não contém “resumo” ou “palavras-chave”.
  • Intertítulos: devem vir alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico;
  • Referências (título do item): deve vir recuado à esquerda, sem numeração e em negrito.
  • As referências bibliográficas: devem estar recuadas à esquerda, com espaçamento simples, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitar as normas da ABNT. Devem constar os documentos/fontes de pesquisa utilizados pelo autor.
  • Notas explicativas: devem estar no fim do documento (e não no rodapé), justificadas, em fonte Times New Roman (tamanho 10) e com espaçamento simples. Máximo 3 linhas por nota.

3.10.        As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: recuo de 4 cm da margem direita (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, e espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (SOBRENOME, ano, p. X).

3.11.        A revista não publica bibliografia, ou seja, não devem ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências (bibliográficas e documentais) citadas pelo(s) autor(es) no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Ed. X. Cidade: Editora, ano
 
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y
 
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, v. X, n. X, p. x-y, ano.
 
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, vol., fascículo, p. x-y                   quando                 houver,                  ano.                  Disponível em: http://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/553. Acesso em: 28 ago. 2013.**
 
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou da tese em itálico. Ano da defesa. Tese ou Dissertação (Mestrado ou Doutorado em Nome do Curso). Nome da Faculdade ou Instituto, Nome da Universidade, Cidade, ano de publicação.
 
SOBRENOME, Nome. Título da comunicação. NOME DO CONGRESSO EM CAIXA ALTA, Número do congresso, Ano do congresso, Cidade do congresso. Anais do... (em itálico). Cidade de publicação: Realização do evento, ano de publicação.
 
NOME DA ENTIDADE. Título do documento. Ed. X. Local de publicação: Editora, Data de publicação, n. de volume e/ou total de páginas do documento. (Indicação de série, se houver, entre parênteses)
 
NOME DO PERIÓDICO. Cidade, número, mês e ano.
 
 
**em casos de textos em meio eletrônico, todos os endereços URL referidos (ex.: http://franca.unesp.br) devem estar ativos.
 
 
 

4. Seção Entrevistas

4.1.          A publicação de Entrevistas será submetida ao planejamento do corpo editorial da Revista, no qual haverá a publicação de 2 (dois) volumes ao longo do ano, de acordo com o calendário pré-estabelecido pelos editores.

4.2.            As Entrevistas são previamente analisadas pelos editores da História e Cultura. Os editores serão responsáveis por avaliar o seguimento das Diretrizes. A análise e a decisão acerca da publicação caberão à comissão do corpo editorial da revista.

4.3.            Os textos enviados devem ser submetidos no Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos).

4.4.            As Entrevistas devem ter, no máximo, 03 (três) autores ou 02 (dois) coautores. (Não é permitida a participação de graduando(s) e/ou graduado(s) como autor(es) e coautor(es) de artigos).

4.5.            As Entrevistas devem ter de 4 a 7 páginas (sem contar as referências bibliográficas e documentais), digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão: superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm. Os artigos devem ser enviados em formato doc. ou docx.

4.6.            Antes do texto, devem ser incluídos os dados do entrevistado, seguindo as normas da NBR 6023.

4.7.            A formatação dos textos submetidos deve seguir a seguinte estrutura:

  • Referência completa e o número de páginas da obra resenhada. (Times New Roman, tamanho 12, referência dentro das normas ABNT)
  • Intertítulos: devem vir alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico;
  • Referências (título do item): deve vir recuado à esquerda, sem numeração e em negrito.
  • As referências bibliográficas: devem vir recuadas à esquerda, com espaçamento simples, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitar as normas da ABNT. Devem constar os documentos/fontes de pesquisa utilizados pelo autor;
  • Notas: devem vir no fim do documento (e não no rodapé), justificadas, em fonte Times New Roman (tamanho 10) e com espaçamento simples. Máximo 3 linhas por nota.

4.8.            As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: recuo de 4 cm da margem direita (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, e espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (SOBRENOME, ano, p. X).

4.9.            A revista não publica bibliografia, ou seja, não devem ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências (bibliográficas e documentais) citadas pelo(s) autor(es) no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Ed. X. Cidade: Editora, ano
 
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y
 
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, v. X, n. X, p. x-y, ano.
 
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, vol., fascículo, p. x-y                   quando                 houver,                  ano.                  Disponível em: http://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/553. Acesso em: 28 ago. 2013.**
 
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou da tese em itálico. Ano da defesa. Tese ou Dissertação (Mestrado ou Doutorado em Nome do Curso). Nome da Faculdade ou Instituto, Nome da Universidade, Cidade, ano de publicação.
 
SOBRENOME, Nome. Título da comunicação. NOME DO CONGRESSO EM CAIXA ALTA, Número do congresso, Ano do congresso, Cidade do congresso. Anais do... (em itálico). Cidade de publicação: Realização do evento, ano de publicação.
 
NOME DA ENTIDADE. Título do documento. Ed. X. Local de publicação: Editora, Data de publicação, n. de volume e/ou total de páginas do documento. (Indicação de série, se houver, entre parênteses)
 
NOME DO PERIÓDICO. Cidade, número, mês e ano.
 
 
**em casos de textos em meio eletrônico, todos os endereços URL referidos (ex.: http://franca.unesp.br) devem estar ativos.
 

 

***

 
 
 
Por fim, convidamos todos os interessados a contribuírem com a Revista História e Cultura!
 
 
 
Para mais informações ou em caso de dúvida, os autores e leitores podem encontrar em contato através do e-mail: secretariahistoriaecultura@gmail.co
 
 
 
Cordialmente,
 
 
Equipe Editorial

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. O(s) autor(es) deste artigo, caso submetam o mesmo para compor um dossiê desta revista, não tem vínculo de orientação com os organizadores do dossiê a que foram destinados.
  3. O artigo é de autorida de, no máximo, 3 autores ou 2 coautores.
  4. O texto segue as normas, os requisitos bibliográficos e o padrão dos artigos publicados pela Revista História e Cutura, em conformidade com as Diretrizes para Autores apresentadas na seção Sobre a Revista.
  5. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  6. As URLs para as referências foram informadas e estão ativas.
  7. No caso de contribuições destinadas à seção de artigos livres: a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.