Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O(s) autor(es) deste artigo, caso submetam o mesmo para compor um dossiê desta revista, não tem vínculo de orientação com os organizadores do dossiê a que foram destinados.
  • O artigo é de autoria de, no máximo, 3 autores ou 2 coautores.
  • O texto segue as normas, os requisitos bibliográficos e o padrão dos artigos publicados pela Revista História e Cutura, em conformidade com as Diretrizes para Autores apresentadas na seção Sobre a Revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • As URLs para as referências foram informadas e estão ativas.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os autores que tiverem seus trabalhos publicados deverão esperar o intervalo mínimo de 1 ano (2 números) para realizar uma nova submissão na revista.

Diretrizes para Autores

As Diretrizes para autores também estão disponíveis em pdf

Baixe nosso modelo nesse link.

Diretrizes para Autores

A Revista História e Cultura publica artigos inéditos, resenhas e entrevistas redigidos em português, espanhol, francês e inglês de autoria de pós-graduandos stricto sensu (mestrandos e doutorandos), mestres e doutores, salvo exceção na seção Notas de Pesquisa que permite graduandos ou recém-graduados. Com o envio da proposta de publicação, o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente de acordo com a transferência de Direitos Autorais à revista e atestando o ineditismo da publicação. 

Todos os artigos são submetidos ao sistema de similaridade Turnitin, sendo analisado o conteúdo do manuscrito e identificando similaridades com outros previamente publicados gerando relatório. Em seguida, o Conselho Editorial avaliará o manuscrito, junto ao relatório, e poderá solicitar explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos obscuros surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito. Caberá ao Editor junto ao Conselho editorial decidir sobre os procedimentos a serem tomados.

A revista possui duas seções para artigos, sendo uma na modalidade de dossiê temático, seguindo calendário e tema específico, e outra composta por artigos livres,  recebendo submissões em fluxo contínuo e com temática variada. Além dessas, a revista recebe em fluxo contínuo Notas de Pesquisa, Resenhas e Entrevistas. O prazo para avaliação dos artigos submetidos varia de 3 (três) a 8 (oito) meses. A revista compromete-se a informar os autores sobre a publicação ou não de seus textos.

Solicita-se que os currículos Lattes/CNPq dos autores estejam atualizados para a necessidade de verificação por parte dos editores e recomenda-se que os mesmos possuam ORCID atualizado.

Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e documentais, são de inteira responsabilidade dos autores. São também de sua responsabilidade a correção ortográfica, o uso adequado da  língua e a tradução para outro idioma, no caso do resumo, do título e das palavras-chave. 

Visando o objetivo de uma Avaliação às Cegas, os artigos não devem trazer informações dos autores (tanto no texto como em nota de rodapé).

  • As informações serão adicionadas pelos próprios autores após o parecer dos especialistas, podendo os editores complementarem ou demandarem informações faltantes;
  • A identificação do(s) autor(es) deve constar no Portal da Revista (no campo dedicado ao resumo da biografia do autor localizado na página de cadastro), contendo as seguintes informações: nome(s) do(s) autor(es); grau em que se encontra(m); instituição que pertence(m) (se for o caso); e-mail; ORCID-id. Tais informações constaram no site da revista e na página do artigo, caso publicado;
  • As informações no corpo do artigo deverão, após a resposta dos pareceristas, e quando solicitado pelos editores, seguir a seguinte formatação: abaixo do título do artigo; alinhadas à margem direita; em fonte tamanho 12; o último sobrenome em CAIXA ALTA e seguido por um asterisco (*) que remete à nota de rodapé, na qual devem ser incluídas as informações de identificação do autor;
  • Agradecimentos e informações sobre a realização da pesquisa (financiamento, orientação, publicação decorrente de TCC, dissertação e/ou tese etc.) devem vir em notas de fim e só serão adicionadas após a avaliação pelo parecerista e quando solicitado pelos editores.

A fim de cumprir a tradição da área, a Revista História e Cultura evitará publicar artigos resultantes de TCCs, dissertações e teses com atribuição de coautoria aos orientadores

A publicação de textos de autoria ou coautoria de professores do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp, interunidades entre a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – câmpus de Franca e a Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Câmpus de Assis, estará condicionada à aprovação do Conselho Editorial a fim de evitar endogenia.

Não remuneramos as contribuições, cujos Direitos Autorais ficam, necessariamente, cedidos à revista História e Cultura. 

A revista possui as seguintes seções:

Artigos para Dossiê Temático

Destinada à publicação de artigos de temáticas específicas propostas por pesquisadores da área, mediante edital e prazos previamente estabelecidos, conforme publicado na página Notícias. As submissões ocorrem em períodos específicos, sendo avaliadas previamente pelos organizadores do dossiê e por 2 (dois) pareceristas externos (se houver necessidade, conforme decisão do editor, um terceiro parecerista será consultado) utilizando o sistema “duplo-cego”. As publicações ocorrem em dois números por ano de acordo com calendário pré-estabelecido pelos editores. A titulação mínima é de mestrando e deve seguir rigorosamente as normas e orientações apresentadas nas Diretrizes da Revista.

Artigos Livres

Destinada para publicação de artigos de temáticas variadas em consonância com o Foco e Escopo da Revista e de contribuição relevante para a Área de História ou Áreas correlatas. As submissões ocorrem em fluxo contínuo, sendo avaliadas pelo sistema “duplo-cego” por 1 (um) parecerista externo (se houver necessidade, conforme decisão do editor, um segundo parecerista será consultado). As publicações ocorrem em dois números por ano em seção específica, seguida da seção temática e de acordo com calendário pré-estabelecido pelos editores. A titulação mínima é de mestrando e deve seguir rigorosamente as normas e orientações apresentadas nas Diretrizes da Revista.

Notas de Pesquisa

Destinada para publicação de artigos de temáticas variadas em consonância com o Foco e Escopo da Revista e de contribuição relevante para a Área de História ou Áreas correlatas. As submissões ocorrem em fluxo contínuo, sendo avaliados pelo sistema “duplo-cego” por 1 (um) parecerista externo (se houver necessidade, conforme decisão do editor, um segundo parecerista será consultado). Haverá a publicação de até uma Notas de Pesquisa por número em seção específica seguida da seção Artigos Livres e de acordo com calendário pré-estabelecido pelos editores. A revista publica dois números por ano. A titulação exigida é de graduando ou recém-graduado e o texto deve ser relacionado com pesquisa realizada durante a graduação e deve seguir rigorosamente as normas apresentadas nas Diretrizes da Revista.

Resenhas

Destina a publicação de resenhas de livros nacionais (publicados nos últimos 12 meses) ou internacionais (publicados nos últimos 36 meses) em consonância com o Foco e Escopo da Revista e de contribuição relevante para a Área de História ou Áreas correlatas. As submissões ocorrem em fluxo contínuo, sendo avaliados pelo sistema “duplo-cego” por 1 (um) parecerista externo (se houver necessidade, conforme decisão do editor, um segundo parecerista será consultado). Haverá a publicação de até duas Resenhas por número em seção específica e de acordo com calendário pré-estabelecido pelos editores, sendo que a Revista publica dois números por ano. A titulação mínima é de mestrando e deve seguir rigorosamente as normas e orientações apresentadas nas Diretrizes da Revista.

Entrevistas

Seção destina a publicação de entrevistas de temas livres e com pesquisadores de destaque ou relevantes em consonância com o Foco e Escopo da Revista ou relacionada com o dossiê temático com prévia autorização dos organizadores do dossiê. A titulação mínima é de doutorando e deve seguir rigorosamente as normas e orientações apresentadas nas Diretrizes da Revista.

Os artigos, resenhas e entrevistas encaminhados à avaliação poderão ser devolvidos aos autores caso não estejam adequados às seguintes Diretrizes:

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1. ARTIGOS (SEÇÃO DOSSIÊ E ARTIGOS LIVRES)

1.1.           A publicação de Artigos será submetida a uma das duas seções: dossiê temático ou artigos livres ao planejamento do corpo editorial da Revista, no qual haverá a publicação de 2 (dois) números ao longo do ano, de acordo com o calendário pré-estabelecido pelos editores;

1.2.           Os Artigos são previamente apreciadas pelos editores da Revista História e Cultura. Os editores serão responsáveis por avaliar o seguimento das Diretrizes e pelo envio do texto ao(s) parecerista(s);

1.3.           Serão analisados apenas os artigos submetidos no Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos)

1.4.           Os textos serão submetidos ao software Turnitin (verificação de plágio e similitude) e a avaliação duplo-cego para parecerista(s) externo(s). No caso da publicação decorrente de dissertação ou tese, o autor deve mencionar em comentário ao editor (no processo da submissão) e, após avaliação, inserir nota de fim com a referência. Caberá ao editor e conselho editorial a decisão final levando em consideração o Foco e Escopo da Revista, relatório do Turnitin e pareceres emitidos;

1.5.           Os artigos devem ter, no máximo, 03 (três) autores ou 02 (dois) coautores. (Não é permitida a participação de graduando(s) e/ou graduado(s) como autor e coautor de artigos);

1.6.           Não serão aceitas submissões de artigos para dossiês de autores que possuírem algum tipo de vínculo institucional com os organizadores do mesmo dossiê;

1.7.           Os artigos devem ter a extensão de 15 a 25 páginas (sem contar as referências bibliográficas e documentais), digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão: superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm; espaçamento antes e depois do parágrafo tamanho 0pt. Os artigos devem ser enviados em formato doc. ou docx;

1.8.           A formatação do artigo submetido deverá seguir a seguinte estrutura (ver modelo):

  • TÍTULO: deve estar no idioma original seguido do título em outro idioma (inglês, espanhol ou francês), centralizado, em negrito, em fonte Times New Roman (tamanho 14) e em CAIXA ALTA, o Subtítulo, se Houver, deve vir separado por “:” com letra maiúscula no início de cada palavra, com a mesma formatação do Título;
  • Resumo: deve ter extensão de 5 a 10 linhas ou, no máximo, 120 palavras, seguido das Palavras-chave (de três até cinco, separadas por vírgula), ambos no idioma original e em outro idioma (inglês, espanhol ou francês). O Resumo e as Palavras-chave devem estar em fonte Times New Roman (tamanho 11) e com espaçamento simples;
    • Se o idioma original do texto for o português, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em inglês, francês ou espanhol. Se o idioma original do texto for o inglês, o francês ou o espanhol, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em português. 
  • Intertítulos: devem estar alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico, separadas do texto por uma linha (antes e depois), em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5;
  • Referências (título do item): deve estar recuado à esquerda, sem numeração e em negrito.
  • As referências bibliográficas: devem estar alinhadas à esquerda, com espaçamento simples, sem espaço antes ou depois de parágrafo, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitando as normas da ABNT. Deve-se pular uma linha entre uma referência e outra. Devem constar os documentos/fontes de pesquisa utilizados pelo autor;
  • Notas explicativas: devem estar no fim do documento (e não no rodapé), justificadas, em fonte Times New Roman (tamanho 10), com espaçamento simples e sem espaço antes ou depois de parágrafo. 
  • Imagens e Figuras: devem ter uma boa resolução e respeitar as normas da ABNT contendo antes: Figura 1 - Título da Figura; e depois: Fonte: nome da fonte, ano. O mesmo deve ser respeitado para Tabelas (informações predominante numéricas), Gráficos e Quadros (informações predominantes textuais).
1.8.         As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: com recuo de 4 cm da margem esquerda (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, espaçamento simples, sem espaço antes ou depois de parágrafo e pular uma linha simples antes e depois da citação. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (Sobrenome, ano, p. X), não sendo aceito o sistema em notas de rodapé.
1.9.         A revista não publica bibliografia, ou seja, não devem ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências (bibliográficas e documentais) citadas no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas descritas no final desta página.
 

2. SEÇÃO NOTAS DE PESQUISA

2.1.         A publicação de Notas de Pesquisa será submetida ao planejamento do Corpo Editorial da Revista, no qual haverá a publicação de 1 (uma) Nota de Pesquisa por número, sendo dois números por ano, de acordo com o calendário pré-estabelecido pelos editores;

2.2.         As Notas de Pesquisa são previamente apreciadas pelos editores da Revista História e Cultura. Os editores serão responsáveis por avaliar o seguimento das Diretrizes e pelo envio do texto ao(s) parecerista(s);

2.3.         Serão analisados apenas as Notas de Pesquisas submetidas no Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos)

2.4.         Os textos serão submetidos ao software Turnitin (verificação de plágio e similitude) e a avaliação duplo-cego para 1 (um) ou mais (quando o editor julgar necessário) parecerista(s) externo(s). Após a avaliação, os agradecimentos e informações sobre a realização da pesquisa (financiamento, orientação, título do projeto etc.) devem vir em notas de fim;

2.5.         Os artigos devem ter, no máximo, 03 (três) autores ou 02 (dois) coautores, com titulação de graduando ou recém-graduado com resultado de pesquisa desenvolvida durante a graduação;

2.6.         Os artigos devem ter a extensão de 05 a 10 páginas (sem contar as referências bibliográficas e documentais), digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão: superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm; espaçamento antes e depois do parágrafo tamanho 0pt. Os artigos devem ser enviados em formato doc. ou docx;

2.7.         A formatação da Nota de Pesquisa submetido deverá seguir a seguinte estrutura (ver modelo de artigos, lembrando ):

  • TÍTULO: deve estar no idioma original seguido do título em outro idioma, centralizado, em negrito, em fonte Times New Roman (tamanho 14) e em CAIXA ALTA;     
  • Resumo: deve ter extensão de 5 a 10 linhas ou, no máximo, 120 palavras, seguido das Palavras-chave (de três até cinco, separadas por vírgula), ambos no idioma original e em outro idioma. Resumo e Palavras-chave devem estar em fonte Times New Roman (tamanho 11) e com espaçamento simples;
    • Se o idioma original do texto for o português, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em inglês, francês ou espanhol. Se o idioma original do texto for o inglês, o francês ou o espanhol, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em português. 
  • Intertítulos: devem estar alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico, separadas do texto por uma linha (antes e depois), em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5;
  • Referências (título do item): deve estar recuado à esquerda, sem numeração e em negrito.
  • As referências bibliográficas: devem estar alinhadas à esquerda, com espaçamento simples, sem espaço antes ou depois de parágrafo, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitando as normas da ABNT. Deve-se pular uma linha entre uma referência e outra. Devem constar os documentos/fontes de pesquisa utilizados pelo autor;
  • Notas explicativas: devem estar no fim do documento (e não no rodapé), justificadas, em fonte Times New Roman (tamanho 10), com espaçamento simples e sem espaço antes ou depois de parágrafo. 
  • Imagens e Figuras: devem ter uma boa resolução e respeitar as normas da ABNT contendo antes: Figura 1 - Título da Figura; e depois: Fonte: nome da fonte, ano. O mesmo deve ser respeitado para Tabelas (informações predominante numéricas), Gráficos e Quadros (informações predominantes textuais).

2.8.         As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: com recuo de 4 cm da margem esquerda (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, espaçamento simples, sem espaço antes ou depois de parágrafo e pular uma linha simples antes e depois da citação. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (Sobrenome, ano, p. X), não sendo aceito o sistema em notas de rodapé.

2.9.         A revista não publica bibliografia, ou seja, não devem ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências (bibliográficas e documentais) citadas no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas descritas no final desta página (item 5 Referências).

3) RESENHAS

 

3.2.         A publicação de Resenhas será submetida ao planejamento do Corpo Editorial da Revista, no qual haverá a publicação de 2 (duas) Resenhas por número, sendo dois números ao longo do ano, de acordo com o calendário pré-estabelecido pelos editores;

3.2.         As Resenhas são previamente apreciadas pelos editores da Revista História e Cultura. Os editores serão responsáveis por avaliar o seguimento das Diretrizes e pelo envio do texto ao(s) parecerista(s);

3.3.         Serão analisadas apenas as Resenhas submetidas no Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos);

3.4.         Os textos serão submetidos ao software Turnitin (verificação de plágio e similitude) e a avaliação duplo-cego para 1 (um) ou mais (quando o editor julgar necessário) parecerista(s) externo(s). Após a avaliação, os agradecimentos e informações sobre a realização da pesquisa (financiamento, orientação, título do projeto etc.) devem vir em notas de fim;

3.5.         As Resenhas devem ter, no máximo, 03 (três) autores ou 02 (dois) coautores. (Não é permitida a participação de graduando(s) e/ou graduado(s) como autor e coautor de resenhas);

3.6.         As Resenhas devem ter de 4 a 7 páginas (sem contar as referências bibliográficas e documentais), redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão: superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm; espaçamento do parágrafo tamanho 0pt. As resenhas devem ser enviadas em formato doc. ou docx;

3.7.         Antes do texto, devem ser incluídos os dados da obra resenhada seguindo as normas da NBR 6023. 

3.8.         As Resenhas devem referir-se a produções nacionais publicadas no máximo há doze meses e a livros estrangeiros publicados no máximo há trinta e seis meses.

3.9.         A formatação dos textos submetidos deve seguir a seguinte estrutura:

  • Referência completa e o número de páginas da obra resenhada. (Times New Roman, tamanho 12, referência dentro das normas ABNT) 
  •  Não contém “resumo” ou “palavras-chave”.
  • Intertítulos: devem vir alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico;
  • Referências (título do item): deve vir recuado à esquerda, sem numeração e em negrito.
  • As referências bibliográficas: devem estar justificadas, com espaçamento simples, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitar as normas da ABNT. Devem constar os documentos/fontes de pesquisa utilizados pelo autor.
  • Notas explicativas: devem estar no fim do documento (e não no rodapé), justificadas, em fonte Times New Roman (tamanho 10) e com espaçamento simples. Máximo 3 linhas por nota.

3.10.         As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: recuo de 4 cm da margem esquerda (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, e espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (Sobrenome, ano, p. X).

3.11.         A revista não publica bibliografia, ou seja, não devem ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências (bibliográficas e documentais) citadas pelo(s) autor(es) no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas descritas no final desta página (item 5 Referências).

4. ENTREVISTAS

4.1.         A publicação de Entrevistas será submetida ao planejamento do corpo editorial da Revista, no qual haverá a publicação de 2 (dois) volumes ao longo do ano, de acordo com o calendário pré-estabelecido pelos editores. 

4.2.         As Entrevistas são previamente analisadas pelos editores da História e Cultura. Os editores serão responsáveis por avaliar o seguimento das Diretrizes. A análise e a decisão acerca da publicação caberão à comissão do corpo editorial da revista.

4.3.         Os textos enviados devem ser submetidos no Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos).

4.4.         As Entrevistas devem ter, no máximo, 03 (três) autores ou 02 (dois) coautores. (Não é permitida a participação de graduando(s) e/ou graduado(s) como autor(es) e coautor(es) de artigos).

4.5.         As Entrevistas devem ter de 4 a 7 páginas (sem contar as referências bibliográficas e documentais), digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão: superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm; espaçamento do parágrafo tamanho 0pt. As entrevistas devem ser enviadas em formato doc. ou docx.

4.6.         Antes do texto, devem ser incluídos os dados do entrevistado, seguindo as normas da NBR 6023. 

4.7.         A formatação dos textos submetidos deve seguir a seguinte estrutura:

  • Referência completa e o número de páginas da obra resenhada. (Times New Roman, tamanho 12, referência dentro das normas ABNT) 
  • Intertítulos: devem vir alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico;
  • Referências (título do item): deve vir recuado à esquerda, sem numeração e em negrito.
  • As referências bibliográficas: devem vir justificadas, com espaçamento simples, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitar as normas da ABNT. Devem constar os documentos/fontes de pesquisa utilizados pelo autor;
  • Notas: devem vir no fim do documento (e não no rodapé), justificadas, em fonte Times New Roman (tamanho 10) e com espaçamento simples. Máximo 3 linhas por nota.

4.8.         As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: recuo de 4 cm da margem esquerda (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, e espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (Sobrenome, ano, p. X).

4.9.         A revista não publica bibliografia, ou seja, não devem ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências (bibliográficas e documentais) citadas pelo(s) autor(es) no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas descritas no final desta página (item 5 Referências).

5. REFERÊNCIAS

Livro Autoral:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo sem itálico. Tradução de Nome do Tradutor. Ed. X. Cidade: Editora, ano.

Capítulo de Livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo sem itálico. Tradução de Nome do Tradutor. Ed. X. Cidade: Editora, ano, p. x-y.

Artigo em periódico

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico: subtítulo sem itálico, Cidade, v. X, n. Y, p. pp-pp, meses abreviados (se houver), ano. 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico: subtítulo sem itálico, Cidade, v. X, n. Y, p. pp-pp, meses abreviados (se houver), ano. Disponível em: link da publicação. Acesso em: dia mês abreviado ano.**

Dissertação ou tese:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou da tese em itálico: subtítulo sem itálico. Ano da defesa. Tese ou Dissertação (Mestrado ou Doutorado em Nome do Curso). Nome da Faculdade ou Instituto, Nome da Universidade, Cidade, ano de publicação.

Texto em anais de evento:

SOBRENOME, Nome. Título da comunicação. In: NOME DO CONGRESSO EM CAIXA ALTA, Número do congresso, Ano do congresso, Cidade do congresso. Anais do... (em itálico). Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, p. pp-pp.

Documento oficial ou Leis:

NOME DA ENTIDADE. Título do documento. Ed. X. Local de publicação: Editora, Data de publicação, n. de volume e/ou total de páginas do documento. (Indicação de série, se houver, entre parênteses)

Periódico

NOME DO PERIÓDICO. Cidade, número, mês e ano.

Filme:

NOME do filme. Direção de Nome do Diretor. Cidade: Produção, Ano. 1 DVD (ou outro formato), (XX min.).

Entrevista

Nome Completo do Entrevistado. Entrevista concedia a Nome do Entrevistador. Cidade-Estado, 20 fev. 2000 (data de realização). 

Verbete de Dicionário

VERBETE. In: SOBRENOME, Nome. Título do dicionário. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

**em casos de textos em meio eletrônico, todos os endereços URL referidos (ex.: http://franca.unesp.br) devem estar ativos e devem ser referenciados em todas as referências consultadas eletronicamente.


 

***

 
 
 
Por fim, convidamos todos os interessados a contribuírem com a Revista História e Cultura!
 
 
 
Para mais informações ou em caso de dúvida, os autores e leitores podem encontrar em contato através do e-mail: secretariahistoriaecultura@gmail.co
 
 
 
Cordialmente,
 
 
Equipe Editorial

ARTIGOS - DOSSIÊ

Destinada à publicação de artigos de temáticas específicas propostas por pesquisadores da área, mediante edital e prazos previamente estabelecidos conforme publicado no site na aba Notícias. As submissões ocorrem em períodos específicos, sendo avaliadas previamente pelos organizadores do dossiê e por 2 (dois) pareceristas externos (se houver necessidade, conforme decisão do editor, um terceiro parecerista será consultado) utilizando o sistema “duplo-cego”. As publicações ocorrem em dois números por ano de acordo com calendário pré-estabelecido pelos editores. A titulação mínima é de mestrando e deve seguir rigorosamente as normas e orientações apresentadas nas Diretrizes da revista. Em caso de publicação decorrente de tese, dissertação ou TCC essa informação deve constar na parte "comentários ao editor" e, após a resposta dos pareceristas, essa informação deve ser adicionada como primeira nota de fim.

ARTIGOS - LIVRES

Destinada para publicação de artigos de temáticas variadas em consonância com o Foco e Escopo da Revista e de contribuição relevante para a Área de História ou Áreas correlatas. As submissões ocorrem em fluxo contínuo, sendo avaliadas pelo sistema “duplo-cego” por 1 (um) parecerista externo (se houver necessidade, conforme decisão do editor, um segundo parecerista será consultado). As publicações ocorrem em dois números por ano em seção específica, seguida da seção temática e de acordo com calendário pré-estabelecido pelos editores. A titulação mínima é de mestrando e deve seguir rigorosamente as normas e orientações apresentadas nas Diretrizes da revista. Em caso de publicação decorrente de tese, dissertação ou TCC essa informação deve constar na parte "comentários ao editor" e, após a resposta dos pareceristas, essa informação deve ser adicionada como primeira nota de fim.

RESENHAS

Destina a publicação de resenhas de livros nacionais (publicados nos últimos 12 meses) ou internacionais (publicados nos últimos 36 meses) em consonância com o Foco e Escopo da Revista e de contribuição relevante para a Área de História ou Áreas correlatas. As submissões ocorrem em fluxo contínuo, sendo avaliados pelo sistema “duplo-cego” por 1 (um) parecerista externo (se houver necessidade, conforme decisão do editor, um segundo parecerista será consultado). Haverá a publicação de até duas Resenhas por número em seção específica e de acordo com calendário pré-estabelecido pelos editores, sendo que a Revista publica dois números por ano. A titulação mínima é de mestrando e deve seguir rigorosamente as normas e orientações apresentadas nas Diretrizes da revista.

ENTREVISTAS

Seção destina a publicação de entrevistas de temas livres e com pesquisadores de destaque ou relevantes em consonância com o Foco e Escopo da Revista ou relacionada com o dossiê temático com prévia autorização dos organizadores do dossiê. A titulação mínima é de doutorando e deve seguir rigorosamente as normas e orientações apresentadas nas Diretrizes da revista.

NOTAS DE PESQUISA

Seção destinada para publicação de artigos de temáticas variadas em consonância com o Foco e Escopo da Revista e de contribuição relevante para a Área de História ou Áreas correlatas. As submissões ocorrem em fluxo contínuo, sendo avaliados pelo sistema “duplo-cego” por 1 (um) parecerista externo (se houver necessidade, conforme decisão do editor, um segundo parecerista será consultado). Haverá a publicação de até uma Notas de Pesquisa por número em seção específica seguida da seção Artigos Livres e de acordo com calendário pré-estabelecido pelos editores. A revista publica dois números por ano. A titulação mínima é de graduando ou recém-graduado e o texto deve ser relacionado com pesquisa realizada durante a graduação e deve seguir rigorosamente as normas apresentadas nas Diretrizes da revista e no modelo "Artigo", com a diferença do número de páginas que deve conter de 5 a 10 páginas (sem contar as referências bibliográficas).

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