DERECHOS HUMANOS, SINHOGARISMO Y ASISTENCIALISMO EN LAS POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIENCIAS DE ESTRATEGIAS DE LUCHA POR LA DIGNIDAD EN SEVILLA (ESPAÑA)
DOI:
https://doi.org/10.22171/rej.v21i34.2946Resumo
O fenômeno da falta de moradia na Espanha, como no resto da Europa, envolve uma análise crítica das medidas para aliviar esse problema. O Serviço Social como disciplina de intervenção social desempenha um papel importante neste tipo de espaço. Um papel que pode acomodar padrões de jogo que levam a estereótipos e preconceitos que o estigma letárgico e vulnerabilidade ou, ao contrário, promover estratégias de auto-determinação em indivíduos. Isso tem conseqüências diretas que afetam a credibilidade dos direitos humanos e, com isso, o exercício da cidadania dentro de sistemas democráticos como o do Estado espanhol. A partir dos discursos de alguns participantes em uma pesquisa aplicada que temos realizado na cidade de Sevilha, traçamos como as práticas sociais institucionalizadas pode ser uma área de controvérsia Trabalho Social com base em Direitos Humanos. Em resposta, os postulados de Jane Addams, apresentamos um estudo de caso a partir da experiência do teatro como apropriação da política e a afirmação de dignidade em sujeitos da investigação participante.Downloads
Publicado
2020-06-26
Como Citar
RAMOS, N. C.; BELLERIN, M. M. DERECHOS HUMANOS, SINHOGARISMO Y ASISTENCIALISMO EN LAS POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIENCIAS DE ESTRATEGIAS DE LUCHA POR LA DIGNIDAD EN SEVILLA (ESPAÑA). Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 21, n. 34, 2020. DOI: 10.22171/rej.v21i34.2946. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2946. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Estudos Jurídicos UNESP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.