DERECHOS HUMANOS, SINHOGARISMO Y ASISTENCIALISMO EN LAS POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIENCIAS DE ESTRATEGIAS DE LUCHA POR LA DIGNIDAD EN SEVILLA (ESPAÑA)

Autores

  • Nuria Cordero Ramos Universidad Pablo Olavide (Sevilla)
  • Manuel Muñoz Bellerin Universidad Pablo Olavide (Sevilla)

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v21i34.2946

Resumo

O fenômeno da falta de moradia na Espanha, como no resto da Europa, envolve uma análise crítica das medidas para aliviar esse problema. O Serviço Social como disciplina de intervenção social desempenha um papel importante neste tipo de espaço. Um papel que pode acomodar padrões de jogo que levam a estereótipos e preconceitos que o estigma letárgico e vulnerabilidade ou, ao contrário, promover estratégias de auto-determinação em indivíduos. Isso tem conseqüências diretas que afetam a credibilidade dos direitos humanos e, com isso, o exercício da cidadania dentro de sistemas democráticos como o do Estado espanhol. A partir dos discursos de alguns participantes em uma pesquisa aplicada que temos realizado na cidade de Sevilha, traçamos como as práticas sociais institucionalizadas pode ser uma área de controvérsia Trabalho Social com base em Direitos Humanos. Em resposta, os postulados de Jane Addams, apresentamos um estudo de caso a partir da experiência do teatro como apropriação da política e a afirmação de dignidade em sujeitos da investigação participante.

Biografia do Autor

Nuria Cordero Ramos, Universidad Pablo Olavide (Sevilla)

Profesora Titular del Departamento de Trabajo Social. Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad
Pablo de Olavide de Sevilla.

Manuel Muñoz Bellerin, Universidad Pablo Olavide (Sevilla)

Profesor Asociado del Departamento de Trabajo Social. Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad
Pablo de Olavide de Sevilla.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

RAMOS, N. C.; BELLERIN, M. M. DERECHOS HUMANOS, SINHOGARISMO Y ASISTENCIALISMO EN LAS POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIENCIAS DE ESTRATEGIAS DE LUCHA POR LA DIGNIDAD EN SEVILLA (ESPAÑA). Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 21, n. 34, 2020. DOI: 10.22171/rej.v21i34.2946. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2946. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.