Mocidade ajuizada: História e função literária no teatro realista de Alencar * Earnest youth: history and literary function in Alencar's realist plays

Autores/as

  • Rodrigo Soares de Cerqueira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1498

Resumen

O artigo analisa a mudança da função literária do raisonneur sob um ponto de vista histórico. Metodologicamente, esse trabalho está assentado nas premissas desenvolvidas por Franco Moretti, para quem forma literária é a maneira segundo a qual a ficção lida com contradições históricas reais. Nesse sentido, defende-se que a mudança na caracterização do raisonneur no teatro realista de José de Alencar, que se torna mais jovem e urbanizado, busca apaziguar as ansiedades de uma vertente tradicional e agrária do conservadorismo brasileiro frente às transformações modernizantes das formas de vida em meados do século XIX.

 

Biografía del autor/a

Rodrigo Soares de Cerqueira, Universidade de São Paulo

Doutor em Teoria e História Literária (IEL/Unicamp) — Pós-doutorando — Departamento de Sociologia — Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Bolsista Fapesp. Pesquisador visitante — Universidade da California, Davis. E-mail: drigocerqueira@gmail.com.

Publicado

2015-09-15