DIREITO À MORADIA ADEQUADA E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES: O CASO DE ANANINDEUA (PA)

Autores/as

  • Ellen Luiza de Oliveira Lima Universidade Federal do Pará
  • Luanna Tomaz de Souza Universidade Federal do Pará
  • Maria Claudia Bentes Albuquerque Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v24i40.3393

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre o exercício do direito à moradia e a violência doméstica contra mulheres no município de Ananindeua (PA), visando assim compreender uma das dimensões da dinâmica da desigualdade de gênero. Visa-se responder a seguinte pergunta: em que medida as políticas públicas habitacionais podem interferir no enfrentamento à violência doméstica, em Ananindeua (PA)? Na metodologia segue-se o método indutivo como procedimento de análise. A pesquisa é bibliográfica e documental em relação à coleta de materiais teórico-conceituais, apresentando abordagem qualitativa, de caráter analítico-descritivo como estratégia. Quanto aos resultados, verificou-se que, entre os desafios enfrentados por mulheres que decidem romper com o ciclo da violência doméstica, um deles está relacionado ao exercício do direito à moradia adequada. O caso de Ananindeua revelou que as políticas habitacionais desenvolvidas no município têm apresentado limites no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher, incluindo políticas habitacional, inclusive por ausência de infraestrutura local. Conclui-se que as políticas habitacionais são essenciais para a garantia dos direitos da mulher em situação de violência doméstica.

Biografía del autor/a

Ellen Luiza de Oliveira Lima, Universidade Federal do Pará

Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Pará. Colaboradora da Comissão Estadual de Direito Urbanístico e Planejamento Urbano da OAB-PA.

Luanna Tomaz de Souza, Universidade Federal do Pará

Pós doutora em Direito (PUC-RIO), Doutora em Direito (Universidade de Coimbra), Professora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, Coordenadora da Clínica de Atenção à Violência e do Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia.

Maria Claudia Bentes Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Advogada e professora, Doutoranda em Direito (UFPA), Mestra em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (UFPA) e Especialista em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade (PUC-SP). Atualmente é Presidente da Comissão Estadual de Direito Urbanístico e Planejamento Urbano da OAB-PA e membro da Comissão Especial de Direito Urbanístico do Conselho Federal da OAB.

Publicado

2022-06-03

Cómo citar

LIMA, E. L. de O.; DE SOUZA, L. T.; ALBUQUERQUE, M. C. B. DIREITO À MORADIA ADEQUADA E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES: O CASO DE ANANINDEUA (PA). Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 24, n. 40, 2022. DOI: 10.22171/rej.v24i40.3393. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3393. Acesso em: 27 dic. 2024.

Número

Sección

Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania