O VALOR SOCIAL DO TRABALHO COMO DIREITO HUMANO E SUA AFIRMAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO (SOCIAL) DA REPÚBLICA BRASILEIRA DE 1988

Autores/as

  • Luciani Coimbra de Carvalho Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Geraldo Furtado de Araújo Neto Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v22i36.2747

Resumen

Este trabalho visa analisar o valor social do trabalho como direito humano e o contexto social em que se deu sua inserção na Constituição da República de 1988. Será analisada a justificativa ou tentativa de se justificar os direitos humanos do ponto de vista filosófico, a afirmação dos direitos sociais no mundo contemporâneo e como se deu a inserção do valor social do trabalho como fundamento da República Brasileira. Este presente trabalho é relevante à comunidade jurídica, haja vista o esclarecimento dos direitos sociais (neles incluído o valor social do trabalho) como direitos humanos e sua importância no contexto da promulgação da Constituição da República Brasileira de 1988. Será usado o método dedutivo, por meio da pesquisa bibliográfica e histórica.

Biografía del autor/a

Luciani Coimbra de Carvalho, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Direito do Estado pela PUC/SP

Geraldo Furtado de Araújo Neto, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e mestrado em Direitos Humanos pela UFMS.

Publicado

2021-04-11

Cómo citar

DE CARVALHO, L. C.; DE ARAÚJO NETO, G. F. O VALOR SOCIAL DO TRABALHO COMO DIREITO HUMANO E SUA AFIRMAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO (SOCIAL) DA REPÚBLICA BRASILEIRA DE 1988. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 22, n. 36, 2021. DOI: 10.22171/rej.v22i36.2747. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2747. Acesso em: 2 ene. 2025.

Número

Sección

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos