WALDRON, LIBERALISMO POLÍTICO E DISCURSO DE ÓDIO

Autores/as

  • Vinicius Fernandes Ormelesi Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v22i36.2228

Resumen

Este artigo pretende examinar a proposta de Jeremy Waldron sobre como deveria funcionar a sistemática legal do discurso de ódio. Propõe-se uma revisão bibliográfica da teoria de Waldron. A partir da exposição das ideias do autor são tecidas críticas de seus adversários teóricos, dentre os quais se elege Brian Leiter como representante. Por meio da apreciação crítica e dialética das teses de Waldron e das objeções a elas levantadas, o artigo objetiva sustentar a fragilidade dos fundamentos teóricos da teoria de Waldron. Pretende-se demonstrar que são principalmente os pressupostos teóricos de uma filosofia política liberal presentes na teoria do autor os responsáveis pela inconsistência de sua tese.

Biografía del autor/a

Vinicius Fernandes Ormelesi, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP (2019). Mestre (2013) e graduado (2010) em Direito pela UNESP. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito, Estado e Modernidade (NEDEM). Advogado.

Publicado

2020-10-30

Cómo citar

ORMELESI, V. F. WALDRON, LIBERALISMO POLÍTICO E DISCURSO DE ÓDIO. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 23, n. 37, 2020. DOI: 10.22171/rej.v22i36.2228. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2228. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos