Instituições e atração de Investimentos Diretos Externos: A importância dos Direitos de Propriedade Intelectual

Autores/as

  • Patricia Luiza Kegel Universidade Regional de Blumenau
  • Alejandro Knaesel Arrabal Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v18i28.1497

Resumen

Este artigo aborda a relevância das Instituições e dos Direitos de Propriedade Intelectual como importante elemento na atração de Investimentos Diretos Externos.  Tem como pressuposto a teoria neo-institucional, para quem as Instituições estimulam o desenvolvimento econômico ao reduzir incertezas e riscos. Neste contexto, o Brasil precisa superar as atuais deficiências que cercam o tema, reforçando os Direitos de Propriedade Intelectual, em particular sua proteção jurisdicional, como forma de atração de empresas multinacionais com estratégias diferenciadas de investimento.

Biografía del autor/a

Patricia Luiza Kegel, Universidade Regional de Blumenau

Pós-Doutora em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Membro da lista brasileira de Terceiros Árbitros do MERCOSUL e pesquisadora no ZEI – Center for European Integration Studies da Universidade de Bonn - Alemanha. 

Alejandro Knaesel Arrabal, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor das disciplinas Direito da Propriedade Intelectual e Prática da Pesquisa Jurídica da Universidade Regional de Blumenau – FURB

Publicado

2015-09-22

Cómo citar

KEGEL, P. L.; ARRABAL, A. K. Instituições e atração de Investimentos Diretos Externos: A importância dos Direitos de Propriedade Intelectual. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 18, n. 28, 2015. DOI: 10.22171/rej.v18i28.1497. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1497. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos