O DEVER DE CUIDADO DOS ADMINISTRADORES E A CONCEPÇÃO DA BUSINESS JUDGEMENT RULE EM ORDENAMENTOS JURÍDICOS DE CIVIL LAW

Autores/as

  • Fabio da Silva Veiga Universidad Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v18i28.1470

Resumen

O estudo consiste numa reflexão geral sobre a influência dos princípios do corporate governance (common Law) no Direito Societário europeu continental (civil Law). Sendo assim, analisar-se-á os fatores da relação administração-sociedade e a evolução normativa desta matéria em alguns ordenamentos jurídicos, em especial à bibliografia de língua portuguesa com destaque à doutrina jurídica lusitana. A grafia adotada é o português do Brasil e as citações diretas dos autores portugueses em grafia do português europeu.

Biografía del autor/a

Fabio da Silva Veiga, Universidad Complutense de Madrid

Pesquisador da Fundação CAPES, Ministério da Educação. Doutorando em Direito Empresarial na Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid. Mestre em Direito Empresarial pela Universidade do Minho (Portugal). Iniciado em Docência Universitária - Universidade de Vigo (Espanha).

Publicado

2015-09-22

Cómo citar

DA SILVA VEIGA, F. O DEVER DE CUIDADO DOS ADMINISTRADORES E A CONCEPÇÃO DA BUSINESS JUDGEMENT RULE EM ORDENAMENTOS JURÍDICOS DE CIVIL LAW. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 18, n. 28, 2015. DOI: 10.22171/rej.v18i28.1470. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1470. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos