ESTADO, SOCIEDADE E MERCADO. INTERAÇÕES E REFLEXOS SOCIAIS

Autores

  • Elizabeth Guimarães Machado FACED

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v15i22.412

Resumo

A ética social é um atributo indispensável para organizações que querem manter-se vivas no mercado, e a sociedade civil está cada vez mais alerta para os desvios de conduta das organizações e suas conseqüências, além da busca de uma igualdade social. A racionalidade do sistema econômico capitalista não se vê voltada, especificamente, para atender ao consumidor em suas necessidades sociais, ou mesmo da sociedade civil em seu entorno. Estimula o consumismo num mercado global, ante a idéia de que, através de um consumo cada vez maior, o crescimento econômico ocorrerá, gerando oportunidades de renda e circulação de riquezas. As necessidades sociais, constantemente, não são levadas em consideração pelos empresários que buscam uma lucratividade maior em suas atividades, sob a alegação de que a principal responsabilidade das empresas é maximizar o lucro dos investidores, cabendo ao Estado a preocupação com o social. Verifica-se, por sua vez, a necessidade do intervencionismo estatal na economia, refletida pela atuação do Estado no sentido de adoção de medidas protecionistas em favor da comunidade civil, com motivação de ordem social como: busca de igualdade na distribuição dos recursos e de poder na sociedade civil, e a busca pelo ideal democrático, visando à participação dos cidadãos neste processo.

Biografia do Autor

Elizabeth Guimarães Machado, FACED

Doutorado em andamento em Direito - Discipl. Isolada - Teoria da Empresa . Mestrado em Direito Empresarial pela UIT (2006). Especializações: (1) em Gerência de Empresas pela FACCO (1996) e (2) em Direito Empresarial pela FADOM (1997). Graduação em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (1985). Foi Diretora Acadêmica das faculdades do Complexo FACED, em Divinópolis. Foi Coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Divinópolis, professora titular da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis de Divinópolis- FACED e da Faculdade Divinópolis. Disciplinas ministradas em curso de graduação: Direito Civil I; Direito Civil II; Teoria da Constituição; Direito Empresarial/Comercial/Societário [em seus segmentos]; Tópicos avançados em direito público; Lei penal extravagante. Disciplina ministrada em curso de pós-graduação lato sensu em MBA: Modelos de empresas e legislação.Foi membro de colegiado, incluindo: COPEVE, CPA, participando de trabalhos de elaboração do PDI, Regimento Interno e avaliação interna. Livros publicados: (1) Direito de Empresa Aplicado: abordagem jurídica, administrativa e contábil. São Paulo: Ed. Atlas, 2004, 296 p. e (2) Direito de Empresa de acordo com o Código Civil de 2002. Divinópolis: Ed. Mais, 2003, 240 p. Livros paradidáticos registrados na Fundação Biblioteca Nacional: A boca da baleia (julho/1992); O cavalo chinês (dezembro/1991); A lenda da montanha de cristal (dezembro/1991). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, atuando principalmente no seguinte tema: Direito Empresarial; Direito Civil.

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Publicado

2012-01-11

Como Citar

MACHADO, E. G. ESTADO, SOCIEDADE E MERCADO. INTERAÇÕES E REFLEXOS SOCIAIS. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 15, n. 22, 2012. DOI: 10.22171/rej.v15i22.412. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/412. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos