BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O PENSAMENTO FUNCIONAL SISTÊMICO DE GÜNTHER JAKOBS

Autores

  • Pedro Guilherme Borato Universidad de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v24i39.3358

Resumo

O presente estudo detém o objetivo específico de analisar as construções de Günther Jakobs dentro do Funcionalismo Sistêmico. Através da conjugação dos modelos metódicos científicos sistemáticos e dedutivos, intentar-se-á refletir acerca da estruturação teórica desenvolvida pelo alemão, resgatando suas fontes conceituais primárias e analisando os contributos para a evolução do Sistema Jurídico-Penal. Funcionalizar-se-á os diversos institutos do Direito Penal na busca por compreender sua dimensão empírica, passando por diversos conceitos como a Teoria do Delito, os crimes de perigo abstrato e o poder comunicativo do Direito Penal. Por fim, debruçaremo-nos sobre as reflexões feitas com base nessa linha teórica.

Biografia do Autor

Pedro Guilherme Borato, Universidad de Salamanca

Doutorando em Direito Criminal pela Universidad de Salamanca

Professor de Direito Criminal da Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre e Graduado em Direito pela UNESP

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

BORATO, P. G. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O PENSAMENTO FUNCIONAL SISTÊMICO DE GÜNTHER JAKOBS. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 24, n. 39, 2021. DOI: 10.22171/rej.v24i39.3358. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3358. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.