EFEITOS DA CRISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE 2008, NO MERCADO INTERNACIONAL E A PRESERVAÇÃO DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE BRASILEIRAS

Autores

  • Paulo Roberto Colombo Arnoldi UNESP - Universidade Estadual Paulista- Campus de Franca - SP
  • Mirella Madureira UNESP - Universidade Estadual Paulista- Campus de Franca - SP

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v15i21.326

Resumo

O trabalho analisa a repercussão e os impactos da crise econômico-financeira mundial de 2008 que atingiu fortemente as economias dos países em geral, destacando o Brasil. Investiga quais foram as causas e as consequência para as empresas, notadamente os pequenos negócios. Demonstra que muitos países tiverem crescimento negativo em razão da falta de confiança e forte retração do crédito, consequência da insolvência de muitos bancos e instituições financeiras, agravando-se com a quebra do Lehman Brothers em 15 de setembro desse ano e logo depois com a seguradora AIG. Destaca que, as grandes empresas do setor hipotecário, automobilístico, construção civil foram as que mais sofreram, com grande retração em suas atividades. Igualmente, as microempresas – ME e empresas de pequeno porte – EPP também foram fortemente impactadas, gerando grande desemprego no setor e aumento significativo de quebras. Conclui que neste momento de crise, ainda não totalmente debelado, com a questão fiscal dos países da zona do euro, insurreições nos países árabes, os governos devem dar especial atenção a esse segmento empresarial, adotando políticas públicas que minimizem os seus impactos objetivando a sua preservação e, em consideração ao seu relevante papel social, representando 98,8% do segmento empresarial e 60% da mão-de-obra regularmente empregada.
PALAVRAS-CHAVE: empresa. pequenos negócios. preservação. crise econômico-financeira.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

ARNOLDI, P. R. C.; MADUREIRA, M. EFEITOS DA CRISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE 2008, NO MERCADO INTERNACIONAL E A PRESERVAÇÃO DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE BRASILEIRAS. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 15, n. 21, 2011. DOI: 10.22171/rej.v15i21.326. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/326. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.