FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE APRENDIZAGEM

Autores

  • Carla Melo da Silva PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Fabiana Pauletti UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

de professores. Concepções de Aprendizagem. Análise Narrativa.

Resumo

Essa investigação tem por objetivo analisar o que as narrativas apontam como concepções de aprendizagem de professores da área das ciências da natureza, nos componentes curriculares de química e biologia e na área de matemática. Esse estudo deriva de narrativas escritas de professores de Ciências da Natureza e Matemática, do ensino médio, provenientes de atividades de formação continuada em escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, no ano de 2017. Para a escrita das narrativas foi solicitado aos professores participantes: Narre suas concepções sobre o que é aprender e como ocorre as aprendizagens dos estudantes. O problema de investigação é: De que modo os professores de ciências da natureza e matemática compreendem a aprendizagem dos estudantes de ensino médio? A metodologia utilizada para análise dos dados é análise narrativa, tendo como pilar teórico a filosofia hermenêutica e suas relações com a educação. A presente investigação aponta como resultados a necessidade de dar significados e sentidos as aprendizagens que se propõe, e de modo especial, as mudanças metodológicas que contemplem os reais interesses dos estudantes. Por fim, verificou-se que os professores participantes desse estudo apresentam concepções atuais sobre o aprender. Suas narrativas demonstram que compreendem a aprendizagem como algo a ser partilhado e construído.

Biografia do Autor

Carla Melo da Silva, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutoranda no PPG Educação em Ciências e Matemática na PUCRS.

Fabiana Pauletti, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Docente na UTFPR.

Marcelo Prado Amaral-Rosa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Estágio Pós-Doutoral em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos Originais