Jogando o Passado: Videogames como Fontes Históricas * Playing the past: video games as historical sources

Autores

  • MARCELO CARREIRO UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.878

Resumo

A historiografia contemporânea vem se utilizando, de forma cada vez mais segura, das novas mídias mistas como uma rica fonte histórica – é o caso do cinema e dos quadrinhos. Contudo, essa abertura metodológica a fontes não-textuais ganha nova dimensão com a consolidação da indústria de videogames como uma mídia audiovisual interativa, com elementos das mídias anteriores, mas resultando num caráter próprio. A recente maturidade da mídia, seu alcance demográfico e de mercado, assim como sua condição de arte de massa, colocam os videogames como fonte indispensável para a historiografia do tempo presente.

Biografia do Autor

MARCELO CARREIRO, UFRJ

Bacharel em História (UFRJ), Mestre em História Comparada (Programa Pró-Defesa em Relações Internacionais, Segurança e Defesa Nacionais-PPGHC/UFRJ), Doutorando em História Comparada (PPGHC/UFRJ) e bolsista pela Capes/CNPq.

Downloads

Publicado

2013-12-30