OS “EXCLUÍDOS DA CULTURA”:
Contradições da Divulgação da Ciência em Museus
DOI :
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4488Résumé
Esta pesquisa investigou a visão institucional dos funcionários terceirizados nas práticas de divulgação científica do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A partir da categoria de outsider within, de Patricia Hill Collins, debatemos como esses trabalhadores são tornados invisíveis nos espaços de trabalho pela natureza de suas funções e pelas relações sociais que produzem exclusões e hierarquia. Ao observar uma prática de divulgação científica não inclusiva, vemos nisto um reforço do processo de invisibilidade encontrado no MAST. Ressaltamos, contudo, que isso não inibe a produção de sentidos e significados próprios sobre o museu por parte desses trabalhadores, revelando diferentes perspectivas sobre a instituição e como ela é enxergada em sua dimensão científica e social.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés História e Cultura (Histoire et Culture) 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.