A política imperial nas “Cousas Políticas” e nas “Balas de Estalo” da Gazeta de Notícias: o jornalismo dos últimos anos da monarquia (1883-1884) * Imperial policy in “Cousas Políticas” and in “Balas de Estalo” of "Gazeta de Notícias": the journalism in the last years of monarchy (1883-1884)

Autores

  • ANA FLÁVIA CERNIC RAMOS Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i1.1182

Resumo

A Gazeta de Notícias foi um dos principais jornais responsáveis pela grande transformação do jornalismo brasileiro no final do século XIX. Entre as suas principais propostas, estava a mudança na intenção dos textos que integravam suas páginas.  Segundo o desejo de seu fundador, Ferreira de Araújo, a Gazeta valorizaria a notícia imparcial e objetiva, e a “neutralidade” política. A partir da comparação entre as colunas “Balas de Estalo” e “Cousas Políticas”, ambas publicadas na Gazeta de Notícias e escritas pelo seu fundador, analisaremos como foi possível construir um projeto político de crítica à Monarquia e às instituições que a legitimavam a partir dessa nova forma de fazer jornais.

Biografia do Autor

ANA FLÁVIA CERNIC RAMOS, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutoranda no Departamento de Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em História pela Unicamp, mestrado e Doutorado em História Social da Cultura também pela mesma instituição. Professora Adjunta do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (MG) desde setembro de 2011. Experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente em temas como imprensa, império, crônica, política e história e literatura.

Downloads

Publicado

2014-04-28