“O LOBO EM PELE DE CORDEIRO E O LOBO EM PELE DE LOBO”:
o estilo de gestão de Antônio Soares Calçada e Eurico Miranda no Club de Regatas Vasco da Gama
DOI :
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4556Résumé
O objetivo deste artigo é comparar os estilos de gestão de Antônio Soares Calçada e Eurico Miranda à frente do Club de Regatas Vasco da Gama. A pesquisa baseia-se na análise de fontes periódicas, como os jornais O Globo, Jornal dos Sports e a revista Placar, além de entrevistas de história oral com atores-chave. Os resultados indicam que o reforço da imagem de Eurico como líder combativo, em contraposição à figura conciliadora de Calçada, facilitou sua ascensão política. Isso porque, em termos teórico-metodológicos, sugere-se que existe uma ligação entre a identidade clubística e a atuação dos dirigentes esportivos. No caso do Vasco, a identidade de resistência predomina, justificando a ênfase de Eurico em seu lado confrontador.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés História e Cultura (Histoire et Culture) 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.