SAUDADE E MELANCOLIA: OS ÚLTIMOS SUSPIROS DA “PRINCESA ENCATADA DA QUIMERA”.

Auteurs-es

  • Priscilla Freitas de Farias Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.18223/hiscult.v10i1.3350

Résumé

O fascínio que a vida e o suicídio de Florbela Espanca exerceram sobre as análises da sua obra, contribuíram não só para a criação de “mitos”, mas para a própria construção da poeta enquanto autora, tornando-a uma das mais célebres poetas portuguesa do século XX. Nesse artigo, não pretendo responder às problemáticas dos estudos do mundo crítico florbeliano, muito menos explicar o suicídio; mas, proponho analisar a invenção autoral de Florbela Espanca, a partir da analise do seu Diário do Último Ano (1930), artigos de jornais e críticas literárias. Assim, partindo do pressuposto teórico de Georges Vigarello (2016), proponho problematizar a relação do suicídio com o lugar de mulher/autora na sociedade portuguesa.

Biographie de l'auteur-e

Priscilla Freitas de Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2017). Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Graduada em História - Bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Bolsista da instituição financiadora CAPES. E-mail: priscillaffarias_@hotmail.com

Références

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Publié-e

2021-07-27