Em busca da visibilidade: apropriações e produções de audiovisuais pelo MST * Searching for visibility: appropriations and audiovisual producions by MST

Autores/as

  • FERNANDO PERLI Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.987

Resumen

A formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) marcou-se pelo envolvimento de entidades civis e religiosas na produção de diversos meios de comunicação. Dentre a variedade, os audiovisuais tornaram-se instrumentos cada vez mais recorrentes para a capacitação de quadros e a visibilidade social do MST. Na década de 1990, as coberturas dadas pela mídia e a ampliação dos mecanismos de divulgação do movimento social contribuíram para o desenvolvimento de projetos que incentivaram a produção de vídeos-documentários pelos sem-terra. O presente artigo suscita a análise das apropriações e produções de audiovisuais na organização do MST, considerando o sentido político do reconhecimento de audiovisuais para a divulgação do movimento social e o debate sobre o lugar ocupado por diferentes mecanismos de difusão de representações na luta pela reforma agrária.

Biografía del autor/a

FERNANDO PERLI, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto do curso de Licenciatura em História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFGD. Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis).

Publicado

2013-12-30