Aspectos da representação de Marco Túlio Cícero nos compêndios de História Universal do Ensino Secundário na Primeira República Brasileira (1889-1930) * Aspects of the representation of Marcus Tullius Cicero in textbooks on Universal History of the Second

Autores/as

  • ANDRÉ LUIZ CRUZ TAVARES Unesp Franca

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v1i1.553

Resumen

O artigo tem como objetivo o estudo das origens e das características da representação de Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.) nos compêndios de História Universal utilizados no Ensino Secundário durante a Primeira República do Brasil (1888-1930), bem como a utilização dessa representação na construção identitária nacional republicana brasileira no início do século XX.

Biografía del autor/a

ANDRÉ LUIZ CRUZ TAVARES, Unesp Franca

Mestre em História – Doutorando em História - Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP - Univ. Estadual Paulista, Campus de Franca, CEP: 14409-160, Franca, São Paulo - Brasil. Bolsista FAPESP, sob orientação da Profa. Dra. Margarida Maria de Carvalho e da Profa. Dra. Márcia Pereira da Silva. E-mail: andrelctavares@yahoo.com.br

Publicado

2012-04-02