“CONSELHOS PARA O TRATAMENTO DA EPEDEMIA DO CHOLERA MORBUS”:

REFLEXÕES SOBRE TERAPÊUTICAS E MEDICAMENTOS PARA O CÓLERA NO PIAUÍ ATRAVÉS DO JORNAL “O EXPECTADOR” (1862)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v12i1.3711

Resumen

O objetivo deste artigo foi analisar a partir do periódico piauiense “O Expectador” os conhecimentos terapêuticos e sugestões de tratamento que circularam no Piauí no ano de 1862 no tocante a epidemia do cólera nesta província. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, para compreensão do contexto do cólera no Brasil oitocentista, bem como pesquisa documental, analisando-se 8 edições do periódico “O Expectador”, bem como relatórios de presidentes da província e ofícios no intuito de defrontar as informações presentes em cada documento. Indicou-se que entre junho e julho de 1862 o cólera tornou-se elemento comum nas páginas do “O Expectador”, com a criação de uma coluna específica no jornal que tinha como intuito informar o público letrado sobre os sintomas da doença, além dos medicamentos e tratamentos que circulavam naquele momento no Brasil para tratar a doença.

Biografía del autor/a

Marcus Pierre de Carvalho Baptista, Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Pós-doutorado

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Especialista em História Sócio-Cultural pela Faculdade do Médio Parbaíba - FAMEP. Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Doutor em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Professor Associado III da Universidade Federal do Piauí - UFPI, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil - PPGHB/UFPI. Possui Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Mestrado em História do Brasil, pela UFPI, Especialização em Docência do Ensino Superior pela UESPI, Graduação em História pela UESPI, Graduação em Pedagogia pela UFPI e Graduação em Psicologia pela Uninassau - Teresina. Registro CRP 21/04623. Coordena os Programas Stricto Sensu da Pró Reitoria de Ensino de Pós-Graduação - PRPG/UFPI. É Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "História Política, Teatro e Estética" Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: República, Educação, Psico-história, história militar, cultura, teatro, memória.

Publicado

2023-07-22