A INVENÇÃO DA GASTRONOMIA "TÍPICA ALEMÃ" NA MÍDIA IMPRESSA CONTEMPORÂNEA DO VALE DOS SINOS, RS, BRASIL

Autores/as

  • Fátima Vitoria Canha Blum
  • Ricardo Willy Rieth Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3331

Resumen

O artigo aborda representações da  assim chamada gastronomia “típica alemã” na mídia impressa de cidades do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil, região há quase dois séculos estreitamente vinculada à história da imigração e colonização por germânicos. Mediante a análise de discursos textuais e imagéticos publicados em jornais, amparada teoricamente nos Estudos Culturais, investiga-se a produção de sentidos em torno às práticas culinárias e alimentares e, com destaque para as estratégias de invenção da gastronomia "típica alemã" na contemporaneidade e os processos negociação de identidades a elas vinculados.

Palavras-chave: Estudos Culturais; Etnicidade; Gastronomia Alemã; Pedagogias Culturais; Mídia Impressa

Biografía del autor/a

Fátima Vitoria Canha Blum

Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1994), Especialização em Nutrição Clínica (2000). Formação Pedagógica para Docentes, pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, (2003), especialista em educação de jovens e adultos (2004) e Mestre em Estudos Culturais, pela mesma instituição (2018).

Ricardo Willy Rieth, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Graduado em Ciências Sociais/Bacharelado, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1988), MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2019), Doutor em História da Igreja pela Universität Leipzig, Alemanha (1992) e pós-doutorado pela mesma instituição (2000). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Canoas, RS

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Publicado

2020-12-04