O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho

Autores/as

  • Thiago Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1636

Resumen

 A memória de muitos professores de História e historiador es, sobretudo a dos que atuaram na luta contra os Estudos Sociais e as licenciaturas curtas no decorrer dos anos de 1970 e 1980, tende a associar fortemente os Estudos Sociais à política educacional adotada após a ascensão dos militares ao poder. No entanto, as primeiras discussões em torno do tema se remetem, no Brasil, aos anos de 1920 no contexto da introdução do movimento da Escola Nova no país. Nos anos antecedentes ao golpe civil-militar de 1964, constituiu-se no Brasil uma concepção de Estudos Sociais que teria longa vida, muitas leituras e releituras, cujo principal expoente foi Carlos Delgado de Carvalho. Nesse artigo, analisamos a influência da filosofia educacional de John Dewey para o ensino de Estudos Sociais e a obra de Delgado de Carvalho.

Publicado

2015-09-15