A leitura do Pe. Antônio Vieira sobre os impasses econômicos do Império lusitano * The reading of father Antonio Vieira about the economic predicaments of Portuguese Empire

Autores/as

  • PAULO DE ASSUNÇÃO Doutor em História Ibérica pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales – EHESS-Paris (França). Doutor em História Econômica e Social pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor da Universidade São Judas Tadeu.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.1358

Resumen

Este artigo pretende analisar parte da obra do Pe. António Vieira, em especial algumas de suas cartas e sermões, considerando o discurso e os pressupostos econômicos apresentados pelo religioso para a nação portuguesa e as terras coloniais, destacando as propostas elaboradas para garantir a soberania da nação lusitana e a legitimidade da dinastia de Bragança. Vieira valeu-se do púlpito para efetuar um discurso político e econômico que emergia da mensagem religiosa. Neste sentido, o nosso objetivo foi o de compreender o denso discurso do Pe. António Vieira a partir do contexto histórico e das estruturas sociais do século XVII, captando como se processou o imbricamento da religiosidade, da política e da economia no pensamento desse religioso.

Biografía del autor/a

PAULO DE ASSUNÇÃO, Doutor em História Ibérica pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales – EHESS-Paris (França). Doutor em História Econômica e Social pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor da Universidade São Judas Tadeu.

Doutor em História Ibérica pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales – EHESS-Paris (França). Doutor em História Econômica e Social pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor da Universidade São Judas Tadeu.

Publicado

2014-09-22