Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts

Autores/as

  • Derick Casagrande Santiago Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1317

Resumen

 O presente artigo objetiva-se a uma reflexão acerca das aproximações ent re os conceitos de estado de natureza e infância elaborados por Rousseau . Além de indicar a relação existente entre suas obras, evidencia-se que a centralidade de seu pensamento consiste no homem e em sua sociabilidade, demonstrando a complementariedade entre os escritos filosófico-políticos e pedagógico. Para mostrar que as características e os sentimentos constitutivos do homem em seu estado de natureza estão presentes, analogamente, na infância, a exposição está estruturada nas descrições do recurso metodológico empregado por Rousseau; na convergência das características e dos sentimentos da fase do gênero e da vida humana e, por fim, no processo de transição do estado de natureza ao estado civil e da infância à fase adulta.

 

 

Publicado

2015-09-15