Cantores paraenses e mercado musical brasileiro: rádio, memórias, carreiras e performances, 1940 a 1970 * Paraense singers and Brazilian music business: radio, memories, careers and performances, 1950 to 1970

Autores/as

  • ANTÔNIO MAURÍCIO DIAS DA COSTA Professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.1074

Resumen

O artigo analisa a produção de memórias em torno das carreiras e performances de três cantores populares com trajetórias iniciadas em emissoras de rádio paraenses em meados do século XX. A pesquisa se concentrou no levantamento da história de vida dos cantores abordados. Buscou-se, com isso, avaliar o desenvolvimento de carreiras e performances como ajustes a padrões de profissionalização no mercado musical. Sucesso e/ou insucesso de inserção no mercado da música são analisados como aprendizado sociocultural, reavaliado continuamente pela memória.

Biografía del autor/a

ANTÔNIO MAURÍCIO DIAS DA COSTA, Professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará

Doutor em Antropologia Social (USP-2004). Professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2013-12-30