Confissões de um sociólogo, aprendiz de historiador (ou vice-versa): aspectos da relação entre sociologia e história em uma pesquisa sobre Oswald de Andrade * Confessions of a sociologist, historian apprentice (or vice versa)...

Autores/as

  • GIORDANO BARBIN BERTELLI Mestre em Sociologia – Doutorando – Programa de Pós-graduação em Sociologia – Centro de Educação e Ciências Humanas – Univ. Federal de São Carlos, Campus de São Carlos. São Carlos, SP - Brasil. Bolsista CAPES. Pesquisador do NaMargem – Núcleo de pesquisas urbanas - pesquisa apoiada pela FAPESP (Cepid) e CNPq (INCT).. Professor da Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1063

Resumen

Este artigo percorre problematizações de minha experiência de pesquisa a respeito das relações entre política e literatura na elaboração literária da Antropofagia de Oswald de Andrade. Partindo dos limites e possibilidades que a abordagem sociológica confere ao tema, busco discutir os ganhos metodológicos e teóricos que o diálogo com uma perspectiva de caráter histórico pode oferecer à articulação de uma visão mais dinâmica e processual da realidade social. Neste percurso, esboça-se um encaminhamento de abordagem dentro da qual os termos em análise esquivam-se de quaisquer definições substancialistas e apriorísticas, revestindo à própria prática de pesquisa da possibilidade de um campo de tensionamento e confrontação ao poder.

 

 

Publicado

2014-12-05