ARQUIVOS, FONTES E AS LACUNAS NA HISTÓRIA DAS MULHERES:

O CASO DA PINTORA NICOTA BAYEUX

Autores

  • Mariana Sacon Frederico Museu de Arte Contemporânea

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v11i1.3593

Resumo

estudo de mulheres artistas, atuantes no entresséculos, oferece muitos desafios aos historiadores. Rotuladas de amadoras, muitas não foram reconhecidas pelo cânone artístico e consequentemente tiveram os vestígios de suas trajetórias ignorados por arquivos e muitas vezes perdidos definitivamente com o passar do tempo. Sabendo de tais desafios, o presente artigo centrará sua análise no caso da pintora paulista Nicota Bayeux (1870-1923). Pretendemos refletir a respeito das barreiras encontradas no estudo de sua trajetória, bem como os caminhos construídos para solucionar em parte as lacunas deixadas pela falta de documentação e fragmentação das fontes. Destaca-se também em nosso estudo a descoberta de um importante documento elaborado pela artista: seu Álbum pessoal.

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Publicado

2022-08-03