SONORIDADES FRONTEIRIÇAS NO SUL DA AMÉRICA: O CASO DA MILONGA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3053

Abstract

O artigo analisa a constituição das sonoridades musicais típicas da fronteira entre Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul (Brasil). O estudo trabalha com a hipótese de que a referida região de fronteira é um espaço histórico e peculiar, marcado por características climáticas (frio e vento), geográficas (pampa) e econômicas, modos de vida, condições psicológicas (isolamento e melancolia) e encontros culturais que impulsionaram processos híbridos capazes de gerar sonoridades específicas, destacando-se, de modo especial, a milonga.

Author Biographies

Gerson Luís Trombetta, Universidade de Passo Fundo - RS

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo nos cursos de graduação em Música e Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em História. 

Gadhyego Carraro, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (2014); Doutorando na Universidade de Passo Fundo. Como instrumentista realizou aperfeiçoamento na Itália e tem atuado na mescla de elementos da música de concerto, sul-americana, popular brasileira e jazz. 

References

ALVARES, Felipe Batistella. Milonga, chamamé, chimarrita e vaneira: origens, inserção no Rio Grande do Sul e os princípios de execução ao contrabaixo. Monografia. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

AYESTARÁN, Lauro. El folklore musical uruguaio. Montevidéu: Arca Editorial, 1967.

BARROS, José D’Assunção. História e música: considerações sobre suas possibilidades de interação. História & Perspectivas. Uberlândia, n. 58, p. 25-39, jan./jun. 2018.

BURKE, Peter. O que é história cultural? 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora. 2008.

______. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 241 p.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4.ed. São Paulo. Edusp, 2003.

CARRARO, Ghadyego. Arranjos para contrabaixo acústico e violão: uso de recursos idiomáticos e expressivos. Revista Licencia&acturas. v. 4, n. 1, p. 93-97, 2016.

_____¬¬¬¬¬¬. Influências. CD. Independente, 2010.

_____. Milonga nova para contrabaixo e violão. 2010. Partitura.

_____. Música e Educação/O Contrabaixo e a Bossa: uma perspectiva histórica e prática. Passo Fundo: Ed. Projeto, 2011.

_____. Sobre os conceitos de Região e Fronteira: contribuições para a compreensão de aspectos históricos na música sul-rio-grandense. Revista Semina. Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 1-17, 2016.

CARRARO, Ghadyego; MACHADO, Jeremyas. Entre Acordes e Versos: da identidade fronteiriça aos aspectos históricos e estruturais da milonga. Revista Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, n. 154, p. 77-88, julho de 2018.

CASCUDO, Luís Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 3. ed. V. 2. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1972.

CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e história. Revista de História, São Paulo, n. 119, p. 69-89, 1998.

DE OLIVEIRA; Susan A; MELLO, Carla Cirstiane; De payadas e milongas: os saberes da voz. Outra Travessia, Florianópolis, n. 11, p. 71-86, 2011.

ESTIVALET, Felipe Viana. Além da estética do frio: as dinâmicas culturais das canções de Vitor Ramil. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

GOLIN, Tau. A expedição: imaginário artístico na conquista militar dos sete povos. Porto Alegre: Sulina, 1997.

______. A fronteira. V.1. Porto Alegre: L&PM, 2002.

______. A fronteira. V. 2. Porto Alegre: L&PM, 2004.

LESSA, Barbosa; CÔRTES, Paixão. Manual de danças gaúchas. 8. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1997.

MORAES, José Geraldo de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, n. 39, p. 203-221, 2000.

NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

OLIVEIRA, Silvio de. Gêneros campeiros no Rio Grande do Sul: Ensaio dirigido ao violão. Porto Alegre: Nativismo, 2006.

RAMIL, Vitor. Ramilonga: a estética do frio. Satolep Music, 1997. CD.

______. A estética do frio: conferência de Genebra. Porto Alegre, Satolep Livros, 2004.

ROSSI, Vicente. Cosas de negros: las origenes del tango y otros aportes al folklore rioplatense. Buenos Aires: Libreria Hachette, 1958.

SILVA, Jeremyas Machado. A milonga e a identidade do fronteiriço. In: Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai. Ronaldo Bernardino Colvero, Pedro Jovino, Marconi Severo (orgs.). São Borja: Faith, 2015.

SOSA, Marcos Miraballes. Bebeto Alves e Vitor Ramil: rendimentos à milonga. Cadernos do IL. Porto Alegre, 2010, p. 78-94.

VEGA, Carlos. Panorama de la música popular argentina. Buenos Aires: Instituto Nacional de Musicologia Carlos Vega, 1998.

Published

2020-12-04