O JULGAMENTO DO FORASTEIRO NO TRIBUNAL DA BRASILIDADE
Usos e Abusos do Jazz nos Vereditos Críticos de José Ramos Tinhorão e Tárik de Souza (1960-1970)
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.3987Resumo
Valendo-me de Bourdieu, e de Bakhtin e seu Círculo, examino o lugar do jazz em meio à instituição da noção de “brasilidade musical”, entre 1960 e 1970. Para tanto, analiso as práticas-discursos de Tinhorão e Tárik de Souza, atentando para as suas interpretações e intervenções na cena musical da época. No entendimento de que esses mediadores tiveram papel importante na formação do pensamento musical nacional, argumento que a polifonia e a polissemia que ajudaram a erigir em torno do jazz, resultante de um projeto musical nacionalista, ajudou a instaurar um significado movediço para o Jazz Brasileiro. Ao final, comento sobre um possível desvio dessa lógica nos atuais projetos instrumentais e no campo da mediação cultural de jazz.
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