SER MÃE É UMA CONCEPÇÃO DIVINA?

REPRESENTAÇÕES DE DEVERES MATERNALISTAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS REVISTAS “JORNAL DAS MOÇAS” E “O CRUZEIRO” (DÉCADAS DE 1930 A 1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v11i1.3589

Resumo

Este artigo buscou identificar quais as representações dos deveres maternalistas com a educação física nas revistas femininas Jornal das Moças e O Cruzeiro no período de 1930 a 1950. A metodologia consistiu em uma busca por essas representações por meio do paradigma indiciário e a análise documental de reportagens. A análise revelou que as principais representações dos deveres com a educação física foram relacionados a si mesma e aos filhos, a saber: educadora do corpo. Além disso, identificou-se que os periódicos jornalísticos reforçaram a função das mães como extensão do espaço escolar para a educação dos corpos dos filhos, baseados em preceitos da disciplina de educação física. O “ser mãe” era considerado uma concepção divina e dever social com o propósito de criar bons cidadãos para a pátria.

Palavras-chaves: Mães, Representação, Revista Feminina, Jornal das Moças, O Cruzeiro.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Carolina Fernandes da Silva, Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano, no PPGCMH da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Filiada à Universidade Federal de Santa Catarina como professora e Líder do Sôma - Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina CDS/UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. Endereço: UFSC - Câmpus Trindade, Av. César Seara - Carvoeira, Florianópolis - SC. Telefone: 47 3721-3868.

Liziane Nathália Vicenzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Jornalismo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapec´ó), é Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutoranda em Educação também pela UFSC, no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC (PPGE-UFSC). É integrante do núcleo de estudos Sôma - Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento. Bolsista CAPES. 

Bruna Letícia de Borba, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina e ao núcleo de estudos Sôma - Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina CDS/UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-08-03