A INVENÇÃO DA GASTRONOMIA "TÍPICA ALEMÃ" NA MÍDIA IMPRESSA CONTEMPORÂNEA DO VALE DOS SINOS, RS, BRASIL

Autores

  • Fátima Vitoria Canha Blum
  • Ricardo Willy Rieth Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3331

Resumo

O artigo aborda representações da  assim chamada gastronomia “típica alemã” na mídia impressa de cidades do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil, região há quase dois séculos estreitamente vinculada à história da imigração e colonização por germânicos. Mediante a análise de discursos textuais e imagéticos publicados em jornais, amparada teoricamente nos Estudos Culturais, investiga-se a produção de sentidos em torno às práticas culinárias e alimentares e, com destaque para as estratégias de invenção da gastronomia "típica alemã" na contemporaneidade e os processos negociação de identidades a elas vinculados.

Palavras-chave: Estudos Culturais; Etnicidade; Gastronomia Alemã; Pedagogias Culturais; Mídia Impressa

Biografia do Autor

Fátima Vitoria Canha Blum

Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1994), Especialização em Nutrição Clínica (2000). Formação Pedagógica para Docentes, pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, (2003), especialista em educação de jovens e adultos (2004) e Mestre em Estudos Culturais, pela mesma instituição (2018).

Ricardo Willy Rieth, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Graduado em Ciências Sociais/Bacharelado, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1988), MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2019), Doutor em História da Igreja pela Universität Leipzig, Alemanha (1992) e pós-doutorado pela mesma instituição (2000). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Canoas, RS

Referências

BARTH, F. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, P. Teorias de etnicidade. São Paulo UNESP, 1998.

BOSI, Alfredo. Cultura como tradição. In: BORNHEIM, Gerd et al. Cultura brasileira: tradição/contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

BLUM, Fátima Vitória Canha. Representações socioculturais da gastronomia teuto-riograndense na imprensa do Grupo Editorial Sinos. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2018. Disponível em: https://servicos.ulbra.br/BIBLIO/PPGEDUM253.pdf . Acesso em: 12/08/2020.

FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo (org.). História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

GARCIA, R.V. Representações sobre o consumo alimentar e suas implicações em inquéritos alimentares:estudo qualitativo em sujeitos submetidos à prescrição dietética. Revista de Nutrição, Campinas, v. 17, n. 1, jan./mar. 2004.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Orgs.). A invenção das tradições. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

LOZZA, C. Escritos sobre jornal e educação: olhares de longe e de perto. São Paulo: Global, 2009.

MEYER, Dagmar.E. Identidades traduzidas: cultura e docência teuto-brasileiro evangélica no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Edunisc & Sinodal, 2000.

OLIVEIRA, E.T. A linguagem tendenciosa na mídia impressa: um estudo de caso sobre a indução do leitor. Identidade Científica, Presidente Prudente – SP, v. 1, n. 2, p. 228-243, jul./dez. 2010.

POULAIN, J.-P. Sociologias da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. Florianópolis: UFSC, 2004.

SEYFERTH, G. Imigração e cultura no Brasil. Brasília: UnB, 1990.

VALERI, R. Alimentação. In: Enciclopédia Einaudi. V. 16. Porto: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984.

VITEC, H. Imigração alemã no Paraná: 180 anos (1929-2009). Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-04