Gloriosos bastardos e casamentos desfeitos: antiquariato, prova e o sublime em Horace Walpole, Clara Reeve e Ann Radcliffe (1764-1791) * Glorious bastards and broken marriages: antiquarianism, proof and the sublime in Horace Walpole, Clara Reeve and Ann Radcliffe

Autores

  • Pedro Telles da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i3.1437

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a relação entre a prática antiquária e o romance gótico na Inglaterra do século XVIII. Procura-se demonstrar como a prática antiquária serve de enquadramento ficcional para uma expansão do conceito de verossímil. Por meio do conjunto de procedimentos metodológicos do antiquário e de sua aproximação com a prática jurídica da época, elementos fantásticos que seriam inverossímeis passam a ser aceitos na trama do romance gótico. Estes elementos, por fim, abrem espaço para a experiência do sublime, de modo que o uso de procedimentos de prova e a escrita ficcional estavam intimamente ligados.  

 

 

Biografia do Autor

Pedro Telles da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e bacharel em História pela mesma instituição (2013), possui mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e, atualmente, é doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve a pesquisa intitulada "Por escrituras de pedras, ou o que por nossos olhos ainda podemos ver: antiquariato, a evidência da história e a cultura histórica do Renascimento a partir de André de Resende (1500-1593)", sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Nicolazzi.

Downloads

Publicado

2015-12-16