Cantores paraenses e mercado musical brasileiro: rádio, memórias, carreiras e performances, 1940 a 1970 * Paraense singers and Brazilian music business: radio, memories, careers and performances, 1950 to 1970

ANTÔNIO MAURÍCIO DIAS DA COSTA

Resumo


O artigo analisa a produção de memórias em torno das carreiras e performances de três cantores populares com trajetórias iniciadas em emissoras de rádio paraenses em meados do século XX. A pesquisa se concentrou no levantamento da história de vida dos cantores abordados. Buscou-se, com isso, avaliar o desenvolvimento de carreiras e performances como ajustes a padrões de profissionalização no mercado musical. Sucesso e/ou insucesso de inserção no mercado da música são analisados como aprendizado sociocultural, reavaliado continuamente pela memória.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.1074

 

Licença Creative Commons A Revista História e Cultura, ISSN: 2238-6270, Franca, SP, Brasil, está licenciada sob uma Licença Creative Commons