O CONCEITO DE “ÁGUA VIRTUAL” SOB O ENFOQUE DA DIVISÃO INTERNACIONAL DOS RISCOS: ANÁLISE DA FUTURA UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DO CANAL DO SERTÃO ALAGOANO

Autores

  • Juliana Lemos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v16i24.710

Resumo

O presente trabalho examina a idéia da água virtual, sob o enfoque da divisão internacional dos riscos, apresentando a pretensa utilização da água do Canal do Sertão Alagoano na irrigação destinada à fruticultura de exportação como meio reprodutor de tal conjuntura.  Analisa como os principais teóricos das ciências sociais tratam a idéia dos riscos, bem como a sua atual relação com o direito. Observa a questão da divisão internacional dos riscos e como o conceito de “água virtual” pode ser utilizado a partir de tal concepção. No intuito de garantir a proximidade entre o estudo e a realidade local, estuda com mais detalhes a futura utilização das águas do Canal do Sertão Alagoano. Por fim, constata que a referida obra representa uma utilização inadequada do dinheiro público, visando divulgar a idéia de que o desenvolvimento da região está ligado à exportação, e assim, promover a internacionalização das águas do rio São Francisco, sem considerar os riscos ambientais e sociais de tal ação.

Biografia do Autor

Juliana Lemos, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

LEMOS, J. O CONCEITO DE “ÁGUA VIRTUAL” SOB O ENFOQUE DA DIVISÃO INTERNACIONAL DOS RISCOS: ANÁLISE DA FUTURA UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DO CANAL DO SERTÃO ALAGOANO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 16, n. 24, 2013. DOI: 10.22171/rej.v16i24.710. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/710. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.