O CASO SIMONE A. DINIZ: A FALTA DE ACESSO À JUSTIÇA PARA AS VÍTIMAS DOS CRIMES RACIAIS DA LEI CAÓ

Autores

  • Fábio Feliciano Barbosa GETÚLIO VARGAS DO RIO

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v15i22.392

Resumo

No Brasil, a prática do racismo é crime, porém as vítimas desse delito têm pouco (ou quase nenhum) acesso à justiça. Como o Brasil não tem leis abertamente (textualmente) racistas, estudaremos esse fenômeno a partir da análise de um caso concreto. Analisaremos o Caso Simone A. Diniz - a primeira condenação internacional do Brasil, junto à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH), por causa do racismo. Depois de avaliar a denúncia que deu origem a esse Caso, a CIDH concluiu que o Estado Brasileiro não assegura acesso à justiça às vítimas dos crimes raciais, conforme a Convenção Interamericana dos Direitos Humanos (CADH). Cremos que o estudo desse tipo de caso ajudará a elucidar porque o Brasil tem Constituições e leis contrárias ao racismo e à racialização que têm pouca aplicação e efetividade.

Biografia do Autor

Fábio Feliciano Barbosa, GETÚLIO VARGAS DO RIO

Advogado formado pela UFRJ e professor universitário. Especialista em Direito Público (UCAM) e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Disciplinas que costuma lecionar: História do Direito, História do Direito Brasileiro e História dos Grandes Julgamentos da História da Faculdade. Atualmente é Tutor de Ensino da Escola de Direito da FGV – Rio.

Downloads

Publicado

2012-01-11

Como Citar

BARBOSA, F. F. O CASO SIMONE A. DINIZ: A FALTA DE ACESSO À JUSTIÇA PARA AS VÍTIMAS DOS CRIMES RACIAIS DA LEI CAÓ. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 15, n. 22, 2012. DOI: 10.22171/rej.v15i22.392. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/392. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.