CIBERESPAÇO, GLOBALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: (RE)PENSANDO AS RELAÇÕES ENTRE CIDADANIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DA CIBERDEMOCRACIA

Autores

  • Ricardo de Macedo Menna Barreto Ulbra

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v15i22.378

Resumo

O presente texto tem por objetivo básico (re)pensar o conceito de cidadania em um cenário de globalização jurídica e tecnológica, incrementada pelo espaço comunicacional conhecido como ciberespaço. Com efeito, a partir do uso da Internet e da criação do ciberespaço desvelou-se a possibilidade de uma abertura e horizontalidade nas relações entre administração pública e cidadãos, os quais passam a habitar um mesmo plano simbólico. Assim, em um contexto onde a administração pública encontra-se imersa por tecnologias digitais, a ideia de visibilidade, transparência e de controle dos atos públicos torna-se uma realidade possível, passível de ser pensada a partir de sofisticadas concepções, como cibercidadania e ciberdemocracia.    

Biografia do Autor

Ricardo de Macedo Menna Barreto, Ulbra

Mestre em Direito pela UNISINOS-RS. Professor do Curso de Direito da Ulbra-Manaus (AM).

Downloads

Publicado

2012-01-11

Como Citar

MENNA BARRETO, R. de M. CIBERESPAÇO, GLOBALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: (RE)PENSANDO AS RELAÇÕES ENTRE CIDADANIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DA CIBERDEMOCRACIA. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 15, n. 22, 2012. DOI: 10.22171/rej.v15i22.378. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/378. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA III Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.