UM NOVO PARADIGMA DE ALIMENTOS NA GUARDA COMPARTILHADA: ALIMENTOS COMPARTILHADOS

Autores

  • Danilo Porfírio de Castro Vieira Escola de Direito de Brasília/Instituto de Direito Público
  • Paulo Roberto Costa dos Santos Escola de Direito de Brasília/Instituto de Direito Público de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v24i40.3189

Resumo

O presente artigo busca analisar a possibilidade de aplicação de um compartilhamento de deveres alimentares, quando instituído o regime de guarda compartilhada, levando-se, para tanto, em consideração o posicionamento doutrinário vigente, unificado com os princípios da prioridade absoluta e do melhor interesse da criança e do adolescente e como técnica principal foi utilizada o método bibliográfico e jurisprudencial, dando ênfase aos posicionamentos do TJDFT, tendo em vista o caráter teórico-argumentativo, e a forma de abordagem foi por meio da pesquisa dogmática, buscando verificar a coerência do sistema jurídico e seus elementos.

Biografia do Autor

Danilo Porfírio de Castro Vieira, Escola de Direito de Brasília/Instituto de Direito Público

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018) . Atualmente é professor titular de Relações Internacionais e Direito no Centro Universitário de Brasilia(Uniceub) e professor de Direito no Instituto de Direto Público do Distrito Federal (IDP). Tem experiência na área de Teoria Geral do Direito , Direito Civil, Direito Internacional e Filosofia do Direito.

Paulo Roberto Costa dos Santos, Escola de Direito de Brasília/Instituto de Direito Público de Brasília

Bacharel em direito pela Escola de Direito de Brasília/Instituto de Direito Público de Brasília
Advogado

Downloads

Publicado

2022-06-03

Como Citar

PORFÍRIO DE CASTRO VIEIRA, D.; DOS SANTOS, P. R. C. UM NOVO PARADIGMA DE ALIMENTOS NA GUARDA COMPARTILHADA: ALIMENTOS COMPARTILHADOS. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 24, n. 40, 2022. DOI: 10.22171/rej.v24i40.3189. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3189. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.