AS DINÂMICAS GLOBAIS DO TRABALHO FORÇADO: A VULNERABILIDADE TRABALHISTA DO MIGRANTE FRENTE ÀS POLÍTICAS MIGRATÓRIAS

Autores

  • Thiago Gonçalves Paluma Rocha Universidade Federal de Uberlândia
  • Letícia Arantes Kehdi

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v21i34.3011

Resumo

O presente estudo analisará, inicialmente, o conceito contemporâneo de trabalho forçado, com o intuito de traçar o efeito que as políticas migratórias de um determinado país possuem na vulnerabilidade do migrante frente ao trabalho forçado. Outrossim, serão levantadas as medidas que devem ser adotadas para garantir a segurança trabalhista no processo migratório. Conclui-se que as leis migratórias mais rígidas não necessariamente são eficazes em impedir os movimentos migratórios, mas fomentam a imigração irregular, a qual, por sua vez, aumenta a incidência de abusos trabalhistas contra os imigrantes, restringindo o acesso dos mesmos ao sistema judiciário e aumentando a propensão de exploração. Tal cenário contribui para a incidência do trabalho forçado entre a população imigrante, o que prejudica também os nacionais, pois contribui para a corrupção do sistema econômico do país. 

Biografia do Autor

Thiago Gonçalves Paluma Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Direito Internacional Privado. Mestre em Direito, com pesquisa realizada na área de Propriedade Intelectual e Desenvolvimento. Professor de Direito Internacional Privado, Comércio Internacional e Propriedade Intelectual.

Letícia Arantes Kehdi

Bolsista de Iniciação Científica UFU/FAPEMIG. Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI). Monitora da Assessoria Jurídica para Estrangeiros em Situação Irregular e de Risco (AJESIR).

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

GONÇALVES PALUMA ROCHA, T.; KEHDI, L. A. AS DINÂMICAS GLOBAIS DO TRABALHO FORÇADO: A VULNERABILIDADE TRABALHISTA DO MIGRANTE FRENTE ÀS POLÍTICAS MIGRATÓRIAS. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 21, n. 34, 2020. DOI: 10.22171/rej.v21i34.3011. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3011. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.