A LINGUAGEM COMPETENTE: ASSERTIVIDADE GARANTIDA NA APLICAÇÃO DO DIREITO

Autores

  • Clarice von Oertzen de Araujo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v23i38.2866

Resumo

RESUMO: Neste artigo o que se busca é a prospecção de correlações a serem desenvolvidas entre a doutrina do Constructivismo Lógico-Semântico e o Pragmatismo. Esta aproximação será delineada a partir de certos pontos de comparação que foram estabelecidos entre ambos os métodos de investigação do fenômeno jurídico, quais sejam: (i) qual é o aspecto “constructivista” no Constructivismo Lógico-Semântico; (ii) quais características do constructivismo podem se relacionar com a lógica da investigação e a assertividade garantida propostas por John Dewey em sua versão do pragmatismo.

Biografia do Autor

Clarice von Oertzen de Araujo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

Clarice von Oertzen de Araujo. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992); mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997); doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Livre-docência em Direito pela Universidade de São Paulo (2008). Professora Concursada do Departamento de Teoria Geral do Direito e do Estado da PUC/SP. Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Direito da PUC/SP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito e Metodologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmatismo jurídico, semíótica legal, incidência e aplicação do Direito

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

ARAUJO, C. von O. de. A LINGUAGEM COMPETENTE: ASSERTIVIDADE GARANTIDA NA APLICAÇÃO DO DIREITO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 23, n. 38, 2021. DOI: 10.22171/rej.v23i38.2866. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2866. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.