RUMO À SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: PROPOSTAS INOVADORAS PARA O MUNDO ÁRABE

Autores

  • Taís Vasconcelos Cidrão UNICHRISTUS
  • Alexandre Antonio Bruno da Silva UNICHRISTUS

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v22i35.2537

Resumo

O presente trabalho tem como escopo principal analisar a relação existente entre a educação, capital humano e como esses fatores são primordiais para o desenvolvimento da região árabe (este último entendido sob a perspectiva mais abrangente elaborada por Amartya Sen). Para tanto será utilizado, à título de exemplo, o incentivo à melhora educacional de meninas e mulheres árabes, de como elas tem um importante papel nessas sociedades patriarcais e como seu empoderamento poderia beneficiar a população como um todo. Através de um estudo eminentemente bibliográfico e documental, também foi avaliado o papel dos meios de comunicação em massa, mais especificamente da mídia (seja ela televisiva, jornalística etc.), na construção de uma “sociedade do conhecimento”. O presente artigo, portanto, abraça e defende a busca por Estados muçulmanos mais igualitários e justos, em que a educação seja um dos fatores fundantes das políticas públicas locais e regionais. Será defendido esse posicionamento sem, contudo, transformar o discurso reformista em secularizado ou ocidentalizado, pois as propostas apresentadas sugerem uma reforma de “dentro para fora”.

Biografia do Autor

Taís Vasconcelos Cidrão, UNICHRISTUS

Mestranda em Direito pelo Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Aluna de especialização em Direito e Processo Constitucionais pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Direito pela UNIFOR. E-mail: <taisvcidrao@hotmail.com>.

Alexandre Antonio Bruno da Silva, UNICHRISTUS

Doutor em Direito pela PUC-SP. Mestre em Direito pela UFC. Mestre em Informática pela PUC-RJ. Professor do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Titular da Faculdade Farias Brito (FFB). Auditor-Fiscal do Trabalho. E-mail: <alexandre.bruno@terra.com.br>.

Downloads

Publicado

2019-01-14

Como Citar

CIDRÃO, T. V.; DA SILVA, A. A. B. RUMO À SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: PROPOSTAS INOVADORAS PARA O MUNDO ÁRABE. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 22, n. 35, 2019. DOI: 10.22171/rej.v22i35.2537. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2537. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.