Uma introdução à teoria da associação diferencial: origens, atualidades, críticas e repercussões no Direito Penal Econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v19i30.1904

Resumo

Analisa-se a teoria da associação diferencial desenvolvida por Edwin Sutherland, seus desenvolvimentos posteriores e as implicações das teorias da aprendizagem no Direito Penal Econômico. Nesse sentido, são apresentadas as origens históricas e sociológicas da associação diferencial; suas configurações ao longo dos estudos de Sutherland e suas críticas, correções e atualizações para, ao final, levantar o legado da teoria associação diferencial para a Criminologia contemporânea e propor possibilidades de aproveitamento das teorias da aprendizagem no Direito Penal Econômico.

Biografia do Autor

Hamilton Gonçalves Ferraz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Ingresso em 2015). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Advogado.

Downloads

Publicado

2017-02-02

Como Citar

FERRAZ, H. G. Uma introdução à teoria da associação diferencial: origens, atualidades, críticas e repercussões no Direito Penal Econômico. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 19, n. 30, 2017. DOI: 10.22171/rej.v19i30.1904. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1904. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.