Cidadania ativa: entre a democracia participativa e a prática do controle social no município de Franca - SP

Autores

  • Murilo Gaspardo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS/UNESP) campus de Franca.
  • Adolfo Raphael Silva Mariano de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS/UNESP) campus de Franca
  • Jackeline Ferreira da Costa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS/UNESP) campus de Franca.
  • Otávio Augusto Mantovani Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS/UNESP) campus de Franca.

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v19i30.1879

Resumo

Este artigo tem por objeto o estudo dos conselhos de políticas públicas instituídos pela Constituição de 1988. A abordagem passa pelo contexto histórico do sistema político brasileiro no pós-redemocratização e por sua perspectiva teórico-normativa ressaltando a necessidade de efetivação dos instrumentos de democracia participativa presentes na Constituição. Em seguida estudo passa pela persistência da cidadania restringida operada pelas estruturas elitistas imiscuídas no governo para, por fim, analisar a efetivação da participação social nos conselhos de Saúde e Assistência Social de Franca-SP.

Biografia do Autor

Murilo Gaspardo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS/UNESP) campus de Franca.

Professor Assistente Doutor de Teoria do Estado, Ciência Política e Direitos Fundamentais no Curso de Graduação e Pós-graduação em Direito (Mestrado) da UNESP - Franca - SP. Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Coordenador do Projeto de Extensão "Núcleo de Cidadania Ativa da UNESP/Franca". Líder do Grupo de Pesquisa "Governança Global, Direitos Humanos e Democracia" Instituição: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Campus de Franca-SP, Brasil. Departamento de Direito Público (ddpb/FCHS).

Adolfo Raphael Silva Mariano de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS/UNESP) campus de Franca

Discente no Curso de Graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS/UNESP) campus de Franca. Foi coordenador discente do Projeto de Extensão "Núcleo de Cidadania Ativa da UNESP/Franca" na gestão 2015.

Jackeline Ferreira da Costa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS/UNESP) campus de Franca.

Graduada e Mestranda em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Campus de Franca-SP.

Otávio Augusto Mantovani Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS/UNESP) campus de Franca.

Discente do Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Campus de Franca-SP. Membro do Projeto de Extensão “Núcleo de Cidadania Ativa da UNESP/Franca”

Downloads

Publicado

2017-02-02

Como Citar

GASPARDO, M.; MARIANO DE OLIVEIRA, A. R. S.; DA COSTA, J. F.; SILVA, O. A. M. Cidadania ativa: entre a democracia participativa e a prática do controle social no município de Franca - SP. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 19, n. 30, 2017. DOI: 10.22171/rej.v19i30.1879. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1879. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.