OS DIREITOS HUMANOS E A SUPRANACIONALIDADE: BREVES REFLEXÕES SOBRE A INTERFACE PARA UM NOVO MERCOSUL SOCIAL NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Eduarda Maria Duarte Rodrigues Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v17i26.1056

Resumo

Este artigo representa um recorte de uma tese que busca sintetizar algumas interfaces dos direitos humanos no contexto de um novo MERCOSUL Social, moral e ético desse bem. A partir da apreciação rápida da evolução histórica do processo de integração entre povos, enfoca-se a necessidade de mudanças na concepção de soberania, para uma relação supranacional, em busca de solução dos conflitos de direitos humanos inerentes ao homem. Se averigua que as preocupações e interesses em explorar a necessidade de uma analise da supranacionalidade nos debates e praticas dos direitos humanos entre as nações, não são atuais. Temos a pretensão de despertar nos governantes, docentes e lideranças jurídicas para a urgente inclusão da sociedade civil no processo de defesa e ampliação do MERCOSUL econômico, rumo a um MERCOSUL Humano e Social. Enfim, enverada-se por uma breve análise de alguns argumentos sobre a temática, visando as possibilidades e asseverações a respeito da imperatividade de uma nova compreensão para a persistência do conceito de soberania, ainda nos tempos atuais.

 

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

DUARTE RODRIGUES, E. M. OS DIREITOS HUMANOS E A SUPRANACIONALIDADE: BREVES REFLEXÕES SOBRE A INTERFACE PARA UM NOVO MERCOSUL SOCIAL NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 17, n. 26, 2014. DOI: 10.22171/rej.v17i26.1056. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1056. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.