O PAPEL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS DEMOCRACIAS REPRESENTATIVAS MAJORITÁRIAS

Autores

  • Luis Fernando Sgarbossa UFPR / SECAL
  • Gesiela Iensue UFPR/ SECAL

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v17i26.1047

Resumo

O  artigo visa investigar o papel desempenhado pelos direitos fundamentais no contexto das democracias representativas majoritárias contemporâneas, problematizando o conceito de democracia e propondo, ao final, o conceito de democracia constitucional. Inicialmente, o artigo investiga as características das democracias modernas, com ênfase nos aspectos da representação e da regra da maioria como técnica de representação e como regra de tomada da decisão. Busca-se, nesse contexto, compreender melhor o papel desempenhado pelos direitos fundamentais, especialmente protegidos pelas constituições rígidas, como instrumentos de proteção dos indivíduos e das minorias vencidas nas democracias representativas majoritárias.

Biografia do Autor

Luis Fernando Sgarbossa, UFPR / SECAL

Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Mestre em Direitos Humanos e Democracia pela mesma Instituição. É especialista em Direito Constitucional pela Unibrasil (Curitiba – PR) e bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. É professor de graduação do Curso de Direito das Faculdades SECAL, pós-graduação e da Escola da Magistratura do Paraná. Advogado.

Gesiela Iensue, UFPR/ SECAL

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.  Professora Universitária. Coordenadora Adjunta do Curso de Direito das Faculdades SECAL (Ponta Grossa - PR).

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

SGARBOSSA, L. F.; IENSUE, G. O PAPEL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS DEMOCRACIAS REPRESENTATIVAS MAJORITÁRIAS. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 17, n. 26, 2014. DOI: 10.22171/rej.v17i26.1047. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1047. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.