Aula Invertida, investigação científica e aprendizagem baseada em projetos em tempo de ensino remoto

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Resumo

 Este trabalho apresenta um dossiê onde o objetivo é difundir análises práticas de metodologias ativas que foram desenvolvidas on-line por docentes em escolas de ensino básico, durante o período de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. As análises permitiram inferir conceitos teóricos e práticos trabalhados virtualmente durante os anos de 2020 e 2021, período em que boa parte das escolas tiveram que manter o ensino de forma 100% remoto ou híbrido devido a necessidade do distanciamento social. Este estudo foi realizado a partir de pesquisa exploratória e bibliográfica na intenção de informar sobre possíveis adaptações das metodologias ativas em aulas remotas, devido a suspensão das aulas presenciais para evitar a aglomeração e consequentemente a propagação do vírus. Sendo assim, este estudo aborda como a prática da aula invertida (AI), investigação científica (IC) e aprendizagem baseada em projetos (ABP), mesmo em tempo de pandemia, pode gerar efeitos positivos na vida escolar e aprendizagem dos estudantes e até mesmo facilitar o trabalho dos docentes. Em conclusão, podemos afirmar que é possível incluir as metodologias ativas, em um plano prático, simples e correto de ensino, mesmo acontecendo de forma on-line (síncrona ou assíncrona), onde os impactos no desenvolvimento e estímulo de aprendizagem do estudante podem ser extremamente positivos quando comparados com o ensino remoto e aula presencial tradicional.

Publicado

2022-05-18