O Home office e a docência

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Resumo

O longo período da pandemia da Covid-19 trouxe muitos transtornos de muitos tipos. Talvez um dos mais graves vamos encontrar nas atividades escolares. Por razões de má administração diante de uma situação inusitada, os gestores da Educação tomaram várias decisões que se mostraram problemáticas. A situação mais difícil veio com o ensino a distância, do tipo home office. O acesso aos necessários equipamentos não ocorreu, por causa da pobreza de algumas famílias e a falta de suporte do governo. Da parte dos professores, não houve um treinamento para o uso dos equipamentos, nem ajuda para como transformar as aulas presenciais em aulas à distância. Esse artigo tem por objetivo fazer uma breve reflexão sobre a situação vivenciada pelos docentes, trazendo dois depoimentos que mostram a problemática com ênfase nas dificuldades de ação pedagógica de dois professores do Ensino Fundamental, de dois estados diferentes do Brasil- Bahia e Minas Gerais. Esse artigo também ressalta que a situação pandêmica, pelo menos por um momento, fez saltar aos olhos dos mais atentos, a ausência de investimentos na educação do país, enquanto que outros seguiram culpando o professor pelas mazelas educacionais. A discussão aqui proposta é baseada em autores como Bourdieu (2014, 7ed.), Cagliari (2003), entre outros.

Publicado

2022-05-18