Positividades e fragilidades na percepção do discente do ensino remoto emergencial na pós-graduação a partir de um levantamento de dados
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar o impacto da experiência do ensino remoto emergencial – ERE - no processo de formação dos alunos da pós- graduação, levando em consideração positividades e fragilidades sob a percepção discente a partir de um levantamento de dados, o ERE ofertado nos anos de 2020 e 2021 periodo da pandemia COVID-19 no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Unesp de Araraquara. Elaborou-se um questionário on-line disponibilizado no Google Forms , com questões abertas e fechadas, tratando de: (a) localização geográfica do discente; (b) o isolamento; (c) infraestrutura da residência; (d) dificuldades enfrentadas destacando as de saúde mental e/ou emocionais; e (e) fragilidades e positividades do ERE e o que precisa ser aprimorado. O questionário, enviado a 180 alunos, de 10/02/2022 a 23/02/2022, teve adesão de 114 deles incluindo a pesquisadora. Os resultados apontaram a condição dos sujeitos em processo de conhecimento assenta-se nas ideias foucaultianas e freirianas capazes de possibilitar a transformação de si e de outrem. Para isso, teoria e prática são condições necessárias para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundo.