Oncotô? Proncovô? Anotações para atravessar a pandemia

Autores

  • Nestor Reinoldo Müller Instituto Federal de São Paulo - Campus Araraquara

Resumo

Este depoimento, dirigido a docentes de todos os níveis, apresenta uma série de escutas, leituras e reflexões buscando um quadro de compreensão mais abrangente da situação anômala em que fomos mergulhados pela pandemia do COVID 19. Oferece, também, uma proposta de orientação fundamental para o futuro de nosso trabalho educativo, na realidade multicultural de nossa época. O texto se inspira, sobretudo, no projeto dialógico do esperançar de Paulo Freire, e nos trabalhos transdisciplinares de Ubiratan D’Ambrosio, atento à visão que Boaventura de Souza Santos descortina nas epistemologias do sul, as quais se abrem para o vasto campo da decolonialidade. As reflexões aqui esboçadas expressam estudos e projetos realizados em vários ambientes, durante décadas de prática docente, decantados em ciclos recorrentes de ação-reflexão. Seu contexto imediato é a conversação com diversos grupos de colegas e amigos docentes, e a interação constante com turmas discentes. Explorando algumas vertentes da obra dos autores citados, herdeiros de uma fecunda linhagem de pensadores que se prolonga e diversifica em nossos dias, o texto compartilha um exercício didático de sulear. Para isso abraça ensinamentos presentes na vida dos povos tradicionais da América Latina e do Brasil, nossos ancestrais indígenas e afro-brasileiros, capazes de orientar mudanças adequadas ao enfrentamento dos atuais desafios planetários.

Publicado

2022-05-18